Sexta-feira, 8 de Novembro de 2019

Encontro sobre Parques Lineares e de Orlas de Represas será na quarta-feira

Horário: 00:00
Objetivo é reunir profissionais ligados a Parques Lineares e de Orlas de Represa para promover o intercâmbio de experiências na gestão desses espaços.

O 6º Encontro sobre Parques Lineares e de Orlas de Represas será realizado no dia 13 de novembro (quarta-feira), na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Assim como nos anos anteriores anteriores, o 6º encontro reunirá planejadores, realizadores e administradores dessas áreas verdes públicas municipais para trocar informações e experiências e debater sobre como enfrentar, coletivamente, os desafios de gestão do território.

A edição 2019 terá como destaque parques lineares de orlas de represas, onde os procedimentos de projeto e de gestão estão intrinsecamente entrelaçados com questões de delimitação, de jurisdição e de responsabilidade, com questões da água, em quantidade e qualidade para abastecimento ou produção de energia e com questões da terra, em suas bordas flutuantes ameaçadas constantemente por usos indevidos.

“A água não é apenas um elemento componente do parque junto ao córrego ou à beira de represas, mas o elemento central de um encontro multifacetado com terra. Por exemplo, pode estar distante para apenas ser contemplada, ou próxima e imediata, para ser tocada e mexida ou, misturada e combinada à terra, criando formas variadas de brejos ou alagados para promover, ao mesmo tempo, a filtragem da água e abrigo para uma rica biodiversidade aquática”, destaca o arquiteto Sun Alex, diretor da Divisão de Projetos Urbanos (DPU), da Coordenação de Planejamento Ambiental da SVMA.

Todas essas situações, segundo ele, fazem de cada parque linear ou de orla de represas um lugar distinto, repleto de possibilidades, de experiências e de desafios. “O encontro é a oportunidade para se compreenderem melhor, especialmente, ouvindo os administradores de parques, os desafios, no seu dia a dia, para garantir o bom funcionamento sócio-ambiental dessas áreas verdes públicas, tão vitais à sobrevivência da nossa cidade”, complementa.

No período da manhã, após abertura oficial pelo Gabinete da SVMA, estão previstas duas apresentações. A primeira será feita pelo Prof. Mauro Calliari, Doutor em urbanismo pela FAU-USP e autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo”. A segunda será feita pela Divisão de Gestão de Parques Urbanos (DGPU), com o tema “Experiências e Desafios de Gestão de Parques Lineares e de Orlas de Represas.

À tarde, Fernanda Luchiari, diretora da Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da UMAPAZ, apresentará “ Educação Ambiental para Gestão Ambiental e Diagnóstico Propositivo de Intervenção para Uso Público no Parque Linear São José, na orla da Represa de Guarapiranga”.

6º Encontro sobre Parques Lineares e de Orlas de Represas
Data: 13/11 (quarta)
Horário: 9h30 às 16h30
Local: UMAPAZ- Av. IV Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera