Notícia na íntegra

Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018 | Horário: 14:54

Empresa Trevo Ambiental oficializa contratação de imigrantes venezuelanos

Programa Trabalho Novo prevê a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho
1308406-Programa Trabalho Novo Contratação de Venezuelano

A Prefeitura de São Paulo e a Trevo Ambiental (empresa que presta serviços para Autoridade Municipal de Limpeza Urbana – Amlurb), oficializam nesta quinta-feira (25) a contratação de 28 imigrantes venezuelanos para atuar na área de limpeza urbana da capital paulista por meio do programa Trabalho Novo, que prevê a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Com estas contratações chega a 81 o número de venezuelanos inseridos no mercado de trabalho.

“Este é um programa que começou específico para a população em situação de rua e que foi ampliado para outras categorias, como o caso dos refugiados. É a cidade contribuindo, fazendo a sua parte com as pessoas que escolheram o Brasil como casa, por conta da situação que a Venezuela se encontra”, afirmou o prefeito Bruno Covas.  

Os venezuelanos irão atuar no perímetro de seis Subprefeituras (Vila Maria/Vila Guilherme, Freguesia do Ó/Brasilândia, Santana/Tucuruvi, Casa Verde, Jaçanã/Tremembé e Penha), e já começarão a trabalhar em novembro, assim que o processo de admissão for concluído. A contratação seguirá as normas da CLT com benefícios como vale transporte, vale refeição, seguro de vida, convênio médico e odontológico. O processo seletivo está em andamento e a parceria com a Trevo Ambiental prevê a realização de novas contratações.

“A contratação dessas pessoas representa uma nova oportunidade de vida para pessoas que sofreram muito em seu país, que tiveram as portas fechadas para o emprego, para o atendimento básico das suas famílias”, disse o secretário municipal das Subprefeituras, Marcos Penido.

A iniciativa atende a uma reivindicação por trabalho dos próprios imigrantes e é realizada por meio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Desenvolvimento Econômico e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a ONG Rede Cidadã, especialista em geração de oportunidade de trabalho para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Desde seu início em 2017 o programa de inserção dessas pessoas no mercado de trabalho já realizou 2.522 contratações (300 pessoas já conseguiram a sua autonomia e não estão mais nos centros de acolhimento), além de capacitar mais de 4.900 pessoas em situação rua.

“Quando o alto comissariado da ONU [Organização das Nações Unidas] nos desafiou a acolher refugiados da Venezuela aqui em São Paulo o nosso foco sempre foi gerar autonomia e renda. Nós sabemos quão complicada é essa situação para vocês e suas famílias, que continuam na Venezuela ou em Boa Vista, e eu fico muito feliz quando pessoas são contratadas”, disse o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará aos contratados.

Os participantes do projeto são atendidos nos centros de acolhimento da Prefeitura e passam por uma capacitação socioemocional na metodologia “Autoconhecimento e gestão emocional na formação de jovens para a vida e trabalho”, da Rede Cidadã, antes de serem encaminhados. Em seguida, assumem os postos de trabalho.

Outro parceiro no projeto é o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), que vai oferecer aulas de português aos novos funcionários.

“Cheguei no Brasil há dois meses e fico muito agradecida por esta oportunidade. Todo esse carinho que recebo aqui me dá forças para trabalhar” afirmou a contratada Angela Regalado.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn