Sexta-feira, 27 de Setembro de 2019 | Horário: 13:26

Empreendimento na região central conta com moradias especificas para idosos

Conjunto Habitacional implementado há 12 anos é referência de política pública em moradia para idosos

Você sabia que a Prefeitura de São conta com unidades habitacionais especificas para idosos de baixa renda? A Vila dos Idosos, implementada pela administração municipal há 12 anos, no bairro do Pari, região central da capital, conta com 145 unidades, onde vivem cerca de 200 pessoas.

Como parte do programa de Locação Social de São Paulo, a gestão condominial desta moradia para idosos é realizada pela Cohab-SP. A administração social é da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB).  Além das unidades habitacionais, o espaço também conta com áreas para uso coletivo como salão de festas, salas de tv, cozinha, sanitários, horta e elevadores.

Segundo a diretora da divisão técnica da Secretaria Municipal de Habitação, Maria José do Prado, todos os idosos são acompanhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. “A UBS do Pari faz todo o acompanhamento. Os agentes, inclusive, levam os idosos para atividades como ir a um supermercado e ao médico quando é necessário”, explica.

Pelo Programa Locação Social, que oferece subsídios para populações vulneráveis e de baixa renda no acesso à moradia, os idosos pagam como aluguel o equivalente entre 10% e 15% dos rendimentos declarados.

O critério para seleção de novos moradores é baseado numa fila de suplência e apenas é seguido caso haja vacância, o que geralmente acontece por dois motivos: morte ou perda da autonomia. No caso de novas vagas, a equipe social da Secretaria Municipal de Habitação seleciona o idoso por meio de entrevista e visita domiciliar.