Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

Empreenda Fácil ultrapassa 145 mil empresas abertas em dois anos

Horário: 00:00
Programa agiliza e simplifica a abertura de empresas. Negócios de baixo risco representam 80% da atividade econômica da cidade de São Paulo

No início de julho, o programa Empreenda Fácil registou a abertura de mais de 146 mil empresas. Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, que simplificou a vida do empreendedor e levantou a cidade de São Paulo no ranking Doing Business 2019, melhorando os indicadores nacionais.

Lançado em maio de 2017, o Empreenda Fácil permite o licenciamento, registro e abertura de empresas de baixo risco em até cinco dias, reduzindo a burocracia para a abertura de novos empreendimentos em São Paulo. O processo anterior levava mais de cem dias e exigia a peregrinação entre órgãos municipais, estaduais e federais, que agora possuem procedimento padronizado. O novo sistema – que transforma São Paulo na cidade amiga do empreendedor - registra a abertura 146.087 empresas e mais de 404 mil pedidos de análise de viabilidade. Os negócios de baixo risco representam 80% da atividade econômica da cidade.

O programa também beneficia a regularização de empresas já existentes e abertura de filiais, que tiveram seus processos simplificados.

Cidade amiga do empreendedor
Com o programa Empreenda Fácil, São Paulo ganhou visibilidade internacional. A capital tornou-se mais competitiva, possibilitando que o Brasil subisse 36 posições no ranking Doing Business 2019 na categoria de abertura de empresas. O relatório Doing Business é publicado anualmente e está vinculado ao Banco Mundial, que monitora a regulamentação e implementação de negócios em 190 países.

Na edição 2019, o Brasil apresentou o maior ganho de pontuação (+2,96) na região da América Latina e Caribe, sendo no mundo a 12ª economia que mais cresceu, segundo o levantamento. Entre os dez  países de maior PIB no mundo, o Brasil só não cresceu mais que do China e Índia, respectivamente. A melhora do país nesta classificação, impulsionada pelo aprimoramento do ambiente de negócios em São Paulo, poderá abrir novas linhas de financiamento para o país.

Conheça mais sobre o Empreenda Fácil em www.empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br