Segunda-feira, 9 de Outubro de 2017

Emissão do Cartão de Estacionamento para Idoso será feita por agendamento eletrônico do DSV

Horário: 00:00
Medida faz parte do processo de modernização do Departamento de Operação do Sistema Viário

A partir desta segunda-feira (9), o atendimento presencial para emissão do primeiro Cartão de Estacionamento para Idoso só será realizado mediante agendamento eletrônico. A medida faz parte do processo de modernização do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) – responsável pela emissão dos cartões – e tem como objetivo garantir o conforto e a agilidade no atendimento às pessoas que desejam solicitar a emissão dos documentos.

“Até junho deste ano, o DSV atendia em sua sede uma média diária de 300 pessoas. Desde 1º de setembro, a média de atendimentos diária passou a 1,3 mil”, explica o diretor do DSV, Edson Caram. “Com o agendamento eletrônico, vamos conseguir atender aos munícipes que desejam os cartões com maior conforto e comodidade.”

O procedimento para solicitação do Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) não será alterado, portanto especificamente para o cartão DeFis não há necessidade de agendamento.

Passo a passo para agendar solicitação do Cartão de Estacionamento para Idoso

- Fazer o cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE), no portal da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) no seguinte link:  http://www3.prefeitura.sp.gov.br/ST1656_Internet/PaginasPublicas/Home.aspx

- Após cadastro, selecionar a opção “Idoso”;

- Clicar no item “Requerimento de Estacionamento de Idoso” e informar se o requerente tem alguma incapacidade para assinar o formulário;

- O formulário de solicitação do cartão com os dados do requerente é gerado de forma online e automática;

- Selecionar a opção “Agendar”, na parte inferior direita do formulário online;

- O idoso deve escolher a data e o horário do atendimento presencial na sede do DSV ou nos outros quatro postos descentralizados para realização do serviço (veja os locais abaixo);

- Após o agendamento é necessário imprimir o formulário e assiná-lo;

É importante ressaltar que é preciso levar o formulário de solicitação do cartão  impresso e devidamente preenchido, além de cópias simples de RG, CPF e comprovante de residência.

Postos de atendimento

Em todos os postos será necessário agendamento eletrônico prévio para o serviço

- Sede do DSV: Rua Sumidouro, 740, Pinheiros, Zona Oeste;

- Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi: Avenida Tucuruvi, 808, Zona Norte;

- Prefeitura Regional de Aricanduva: Rua Atucuri, 699, Vila Carrão, Zona Leste;

- Prefeitura Regional de Pinheiros: Avenida Nações Unidas, 7123, Pinheiros, Zona Oeste;

- Departamento de Transportes Públicos (DTP): Rua Joaquim Carlos, 655, Pari, Centro

Renovação automática

Todos os cartões de estacionamento para idosos vencidos ou a vencer entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017 terão renovação automática até 2018.

A nova data de renovação dos cartões de idoso foi automaticamente estendida para 2018, mas com o dia e o mês que está impresso na validade do cartão. Por exemplo: um cartão de estacionamento de idoso que venceu em 15/12/16 terá a data de validade automaticamente estendida para 15/12/18, sem nenhum trabalho extra ao portador do cartão.

Internet e Correios

O DSV ainda ressalta que não há necessidade de solicitar pessoalmente a emissão de qualquer cartão especial de estacionamento. É possível imprimir os formulários de solicitação pela internet, preenchê-los e enviá-los pelos Correios.

Os requerimentos necessários para a solicitação de cartões de estacionamento para idoso e para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) estão disponíveis no portal da SMT e também podem ser enviados por correio para o DSV, através da Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970.

Os cartões de estacionamento para idoso são enviados em uma média de 15 dias úteis para os Correios, que farão a entrega final dos documentos à casa do solicitante. No caso, do Cartão DeFis, o prazo para envio aos Correios é de 45 dias úteis, pois é necessária a análise do laudo médico apresentado pelo munícipe.

AACD

A sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Ibirapuera (Avenida Professor Ascendino Reis, 724, Vila Clementino, Zona Sul) está com um posto móvel do Departamento até 11 de outubro. A expectativa é que até 100 pessoas sejam atendidas por dia.  Esta unidade móvel do DSV é voltada exclusivamente para quem recebe atendimento no local e seus parentes, além de voluntários e funcionários da instituição.

Mais informações sobre como obter os cartões:

Cartão de Estacionamento para Idoso:

Cartão de Estacionamento Para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis): http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/cartao_de_estacionamento_defis/index.php?p=3557