Notícias

Emissão do Cartão de Estacionamento para Idoso será feita por agendamento eletrônico do DSV

Medida faz parte do processo de modernização do Departamento de Operação do Sistema Viário

De Secretaria Especial de Comunicação

A partir desta segunda-feira (9), o atendimento presencial para emissão do primeiro Cartão de Estacionamento para Idoso só será realizado mediante agendamento eletrônico. A medida faz parte do processo de modernização do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) – responsável pela emissão dos cartões – e tem como objetivo garantir o conforto e a agilidade no atendimento às pessoas que desejam solicitar a emissão dos documentos.

“Até junho deste ano, o DSV atendia em sua sede uma média diária de 300 pessoas. Desde 1º de setembro, a média de atendimentos diária passou a 1,3 mil”, explica o diretor do DSV, Edson Caram. “Com o agendamento eletrônico, vamos conseguir atender aos munícipes que desejam os cartões com maior conforto e comodidade.”

O procedimento para solicitação do Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) não será alterado, portanto especificamente para o cartão DeFis não há necessidade de agendamento.

Passo a passo para agendar solicitação do Cartão de Estacionamento para Idoso

- Fazer o cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE), no portal da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) no seguinte link:  http://www3.prefeitura.sp.gov.br/ST1656_Internet/PaginasPublicas/Home.aspx

- Após cadastro, selecionar a opção “Idoso”;

- Clicar no item “Requerimento de Estacionamento de Idoso” e informar se o requerente tem alguma incapacidade para assinar o formulário;

- O formulário de solicitação do cartão com os dados do requerente é gerado de forma online e automática;

- Selecionar a opção “Agendar”, na parte inferior direita do formulário online;

- O idoso deve escolher a data e o horário do atendimento presencial na sede do DSV ou nos outros quatro postos descentralizados para realização do serviço (veja os locais abaixo);

- Após o agendamento é necessário imprimir o formulário e assiná-lo;

É importante ressaltar que é preciso levar o formulário de solicitação do cartão  impresso e devidamente preenchido, além de cópias simples de RG, CPF e comprovante de residência.

Postos de atendimento

Em todos os postos será necessário agendamento eletrônico prévio para o serviço

- Sede do DSV: Rua Sumidouro, 740, Pinheiros, Zona Oeste;

- Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi: Avenida Tucuruvi, 808, Zona Norte;

- Prefeitura Regional de Aricanduva: Rua Atucuri, 699, Vila Carrão, Zona Leste;

- Prefeitura Regional de Pinheiros: Avenida Nações Unidas, 7123, Pinheiros, Zona Oeste;

- Departamento de Transportes Públicos (DTP): Rua Joaquim Carlos, 655, Pari, Centro

Renovação automática

Todos os cartões de estacionamento para idosos vencidos ou a vencer entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017 terão renovação automática até 2018.

A nova data de renovação dos cartões de idoso foi automaticamente estendida para 2018, mas com o dia e o mês que está impresso na validade do cartão. Por exemplo: um cartão de estacionamento de idoso que venceu em 15/12/16 terá a data de validade automaticamente estendida para 15/12/18, sem nenhum trabalho extra ao portador do cartão.

Internet e Correios

O DSV ainda ressalta que não há necessidade de solicitar pessoalmente a emissão de qualquer cartão especial de estacionamento. É possível imprimir os formulários de solicitação pela internet, preenchê-los e enviá-los pelos Correios.

Os requerimentos necessários para a solicitação de cartões de estacionamento para idoso e para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) estão disponíveis no portal da SMT e também podem ser enviados por correio para o DSV, através da Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970.

Os cartões de estacionamento para idoso são enviados em uma média de 15 dias úteis para os Correios, que farão a entrega final dos documentos à casa do solicitante. No caso, do Cartão DeFis, o prazo para envio aos Correios é de 45 dias úteis, pois é necessária a análise do laudo médico apresentado pelo munícipe.

AACD

A sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Ibirapuera (Avenida Professor Ascendino Reis, 724, Vila Clementino, Zona Sul) está com um posto móvel do Departamento até 11 de outubro. A expectativa é que até 100 pessoas sejam atendidas por dia.  Esta unidade móvel do DSV é voltada exclusivamente para quem recebe atendimento no local e seus parentes, além de voluntários e funcionários da instituição.

Mais informações sobre como obter os cartões:

Cartão de Estacionamento para Idoso:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/index.php?p=21225

Cartão de Estacionamento Para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis): http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/cartao_de_estacionamento_defis/index.php?p=3557