Domingo, 9 de Abril de 2017 | Horário: 13:36

Em nova etapa, Mutirão Mário Covas capacita moradores a consertar calçadas

Projeto piloto começou pela região do Jardim Keralux, em Emerlino Matarazzo. Ação também teve ajuda da iniciativa privada para a aquisição de materiais
897956-20170409 Calçada Nova Ermelindo Matarazzo

O Programa Mutirão Mario Covas - Calçada Nova chega à 14ª edição e inicia neste domingo (9) uma nova etapa. A ação, que parte da periferia em direção ao Centro da cidade, tem o objetivo de promover, junto à população, a recuperação das calçadas da capital paulista. Por isso,a ação conta com a ajuda da iniciativa privada para a aquisição de materiais e a qualificação de moradores.

“Hoje nós começamos uma etapa de calçadas privadas. Conseguimos a doação do material para fazer o mutirão em um lugar muito carente da cidade de São Paulo, que não tinha calçadas. Então nós fizemos, capacitamos a população e tivemos a ajuda dos moradores. É muito bom ver a felicidade dessas pessoas”, disse o vice-prefeito e secretário municipal das Prefeituras Regionais, Bruno Covas.

Agora, o objetivo é recuperar também as calçadas de responsabilidade de munícipes e não apenas a dos equipamentos públicos, como aconteceu nas edições anteriores. Neste projeto piloto, a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) vai qualificar moradores da região com a função de calceteiros.

O curso, que aconteceu no último sábado (8), já será colocado em prática neste domingo, quando os moradores do bairro participam do mutirão para melhorar a calçada na Rua Cândido Rosa, no trecho compreendido entre a Rua Bispo Martins e Córrego independência.

Neste domingo, o material utilizado para a recuperação das calçadas será doado pelos associados da ABCP. Neste domingo, a Prefeitura recebeu 220 sacos de cimentos, doados pela associada Votorantim Cimentos, além de areia e pedra doadas pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon). A Prefeitura já fez o levantamento topográfico das guias e sarjetas e o rebaixamento do leito carroçável no local.

“Nunca imaginei ter a ajuda do prefeito para a construção deste espaço, que de certa forma é um pedaço da minha casa. Isso serve de exemplo para toda a cidade, se cada um fizer um pouco a cidade fica melhor para todos”, disse o morador Adilson Bastos.

De acordo com Covas, o apoio dos moradores é fundamental para deixar a cidade mais bonita. “É mais uma atuação em conjunto desta nova gestão que vem dando certo e faz bem para a cidade. Nós da Prefeitura faremos a capacitação do pessoal, a iniciativa privada entra com a matéria-prima e a população com a mão de obra.

Mutirão Mário Covas
Esta é a 14ª edição do programa, que já passou pelas regiões da Lapa, Vila Prudente, Freguesia do Ó, Parelheiros, Perus, Cidade Tiradentes, Pirituba, Cidade Ademar, Aricanduva, M’Boi Mirim, Itaim Paulista, Vila Maria e Raposo Tavares.  Em todos eles, a Prefeitura forneceu mão de obra e material, contando com a ajuda da população para recuperar as calçadas de equipamentos municipais, sempre dando também acessibilidade.

Confira a programação completa