Terça-feira, 26 de Dezembro de 2017 | Horário: 11:42

Educação terá notebooks em todas as escolas municipais no próximo ano letivo

Ao todo, 16,8 mil computadores serão distribuídos para os novos Laboratórios de Educação Digital das 561 escolas de Ensino Fundamental e Médio de SP

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo acaba de adquirir 16.830 notebooks para uso nas escolas da rede municipal já no início do próximo semestre. Os novos equipamentos fazem parte dos novos Laboratórios de Educação Digital (LEDs), que começam a ser implantados no próximo ano.

Todas as 561 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Médio (EMEFEM) e Bilíngues (EMEBs) receberão 30 computadores. Os equipamentos serão usadas nos LEDs para as aulas de Tecnologia do recém-lançado Currículo da Cidade, que  já chega às salas de aula no início do  ano letivo de 2018. Para isso, também serão entregues kits de robótica nas escolas.

As escolas receberão também computadores destinados a modernizar a estrutura administrativa das unidades. O investimento total para a compra dos notebooks é de R$ 40 milhões e inclui instalação, configuração e garantia.

Novo currículo

O novo Currículo da Cidade é o primeiro do país que traz aulas de programação e letramento digital a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, englobando temas como ética nas redes e cultura maker.

O currículo chega à rede com material de apoio para as aulas e formação dos professores, inclusive dos cerca de 800 professores orientadores de informática educativa (POIEs), que atuam nas escolas municipais.

LED piloto inaugurado

A Secretaria vai implantar em todas as EMEFs os Laboratórios de Educação Digital (LEDs), orientados para o trabalho colaborativo, incluindo Robótica, Linguagem de Programação e Cultura Maker. O primeiro LED foi inaugurado em novembro no CEU Pêra Marmelo. A partir do piloto, será desenvolvido projeto para levar aos LEDs de todas as escolas de Ensino Fundamental. A compra dos notebooks já faz parte desta implantação.