Notícias

Educação: Alunos participam de “Dia D” de prevenção ao coronavírus

Ação acontece nesta terça-feira (17) e contempla todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino

De Secretaria Especial de Comunicação

As escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino recebem nesta terça-feira (17) o “Dia D” de prevenção ao COVID-19 (Coronavírus). Durante o dia, os estudantes e educadores participam de atividades de prevenção ao avanço da doença. Pela manhã, o prefeito Bruno Covas acompanhou as atividades que aconteceram na EMEI São Paulo, localizada na Vila Clementino, na Zona Sul.

“Esta atividade mostra para as crianças a importância da prevenção, como lavar as mãos, que hoje não é apenas uma questão de higiene, mas uma questão humanitária. Estamos passando por uma pandemia e poder ter as crianças colaborando com o poder público para levar essas informações para dentro das suas casas é fundamental”, disse o prefeito Bruno Covas.

A ação acontece simultaneamente nas mais de 4 mil Escolas das Redes Direta e Parceira da SME. Outras atividades lúdicas e pedagógicas ocorrerão ao longo da semana. As unidades educacionais também receberam material informativo com orientações de prevenção sobre a doença.

“Hoje é mais um dia simbólico nas nossas unidades escolares. Desde o início das aulas as crianças recebem materiais e orientações. Ontem já houve uma redução de quase 40% do número de crianças nas nossas escolas, de forma voluntária pelas famílias. Hoje, pela manhã, cerda de 70% das nossas crianças não compareceram às aulas, mostrando que gradativamente as famílias estão compreendendo a necessidade desta interrupção e desse isolamento momentâneo”, afirmou o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano.

Os alunos assistira uma apresentação da peça teatral “O Vilão Invisível”, da Cia Os Fabulistas, que mostrou a importância da prevenção contra o COVID-19 (Coronavírus). De forma lúdica e divertida, os alunos receberam orientações de higiene pessoal, como lavar bem as mãos com água e sabão, cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, evitar tocar os olhos, entre outras. Além disso, os participantes receberam outras informações sobre a doença, como as formas de transmissão e sintomas.

“Esse tipo ação de é fundamental, pois é didática. Ela prepara a sociedade para cada momento de enfrentamento da doença”, destacou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

Com apoio do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Saúde as unidades receberam materiais informativos sobre o coronavírus e orientações para as ações que devem ser desenvolvidas no “Dia D” e ao longo da semana.

Ações na Rede Municipal
Os funcionários das Diretorias Regionais de Educação (DRE) receberam treinamento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no dia 7 de fevereiro. O objetivo era informar e capacitar os profissionais sobre o novo Covid 19 (Coronavírus). A formação serviu para que as recomendações dos especialistas da saúde sejam replicadas nas unidades de ensino.

Por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU), a SME enviou informações e orientações a partir das notas técnicas elaboradas pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Saúde às unidades educacionais para prevenção da doença.

Transmissão da Doença
O Covid 19 (Coronavírus) é transmitido pelo ar, por contato ou superfícies contaminadas. A melhor forma de prevenção é o cuidado com a higiene pessoal, como lavar bem as mãos com água e sabão frequentemente, cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, evitar tocar os olhos, boca e nariz e uso de etiqueta respiratória.

 



Saiba mais:
Prefeitura de São Paulo declara situação de emergência com medidas para evitar disseminação do coronavírus
Prefeitura de São Paulo anuncia novas medidas para evitar a proliferação do Covid-19 e garantir atendimento médico
Coronavírus: Conheça as principais dicas de prevenção
Influenza ou coronavírus? Saiba as diferenças
Coronavírus: Quando devo procurar uma unidade de saúde?
Coronavírus: Confira as dúvidas mais frequentes e quando procurar ajuda
Prefeitura de SP suspende eventos públicos e promove interrupção gradual das aulas
Coronavírus: Prefeitura disponibiliza informações e orientações técnicas
Coronavírus: Prefeitura de São Paulo apoia ações do Governo do Estado

Ações do documento

Vídeos

SPlica - Retomada consciente na fase amarela