Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2020 | Horário: 13:40

Durante a manhã, choveu 40,9% do volume esperado para o mês inteiro

Até as 13h foram contabilizados 208,0 mm de chuva. Ou seja, já choveu cerca de 96% do esperado para o mês na cidade inteira.

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, entre 7h e 13h desta segunda-feira (10), choveu na cidade de São Paulo 88,7mm. O volume é equivalente a 40,9% da média esperada para o mês, que é de 216,7mm. Até as 13h foram contabilizados 208,0 mm de chuva no mês. Ou seja, já choveu cerca de 96% do esperado para o mês na cidade inteira.

Término do estado de alerta nas seguintes regiões:

Subprefeitura do Ipiranga - Transbordamento do córrego Ipiranga na Av. Professor Abraão de Morais x Rua Francisco Tapajós, desde às 02h15 às 03h20

Subprefeitura do Butantã - Transbordamento do córrego Pirajuçara próximo ao Hipermercado Extra, das 02h às 4h50

Subprefeitura de Perus - Transbordamento do Córrego Perus na Praça Inácio Dias, das 04h53 às 05h10.

Permanecem em estado de alerta

Subprefeitura Jaçanã/Tremembé - Transbordamento do Córrego Tremembé - Rua Francisco Inglês entre Parque Nabuco e AV Washington Luis, desde às 09h50

Marginal Pinheiros desde às 02h39

Transbordamento do Rio Pinheiros. Av. Marginal Pinheiros junto a Ponte Cidade Universitária e Ponte do Jaguar, desde às 02h39

Marginal Tietê desde às 04h53

Transbordamento do Rio Tietê junto a Ponte do Piqueri no sentido Castelo Branco/Ayrton Sena. Intransitável, desde às 04h53.

Permanecem em estado de atenção para alagamentos:

Zona Norte, desde às 01h02

Zona Oeste, desde às 01h02

Zona Sul, desde às 01h02

Marginal Pinheiros, desde às 01h02

Marginal Tietê, desde às 01h02

Centro, desde às 01h02

Zona Sudeste, desde às 01h02

Zona Leste, desde às 01h02

As chuvas que atingiram a Capital paulista desde a madrugada desta segunda-feira (10) seguem atuando na região, porém com registro de chuva leve com pontos moderados, principalmente na Zona Norte. O deslocamento de Noroeste para Sudeste é rápido, o que minimiza novas formações de alagamentos.

De acordo com imagens do radar meteorológico, chove moderado na região de Campinas. Essas instabilidades seguem em direção ao Norte da Grande São Paulo, podendo atingir a região Oeste e Norte da Capital paulista na próxima hora. O tempo segue instável ao longo do dia.

Os locais com mais chuva foram:

Zona Oeste - 110,9mm

Centro - 113,4mm

Zona Norte - 109,4mm

Zona Leste - 82,3mm

Zona Sul - 68,4mm

Em alguns bairros, o volume foi ainda maior:

Zona Norte

Casa Verde - 117,8mm

Freguesia do Ò - 119,1mm

Vila Maria/Guilherme - 109,4mm

Pirituba/Jaraguá - 111,0mm

Perus - 105,7mm

Santana - 114,1mm

Zona Leste

Ermelino Matarazzo - 102,1mm

Itaim paulista - 109,7mm

São Miguel paulista - 111,2mm

Consolação - 126,0mm

Sé - 100,7mm

Zona Oeste

Lapa - 132,7mm

Pinheiros - 106,0mm

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Tendência para os próximos dias:

A propagação do sistema frontal deixa o tempo fechado e chuvoso na segunda-feira (10). As precipitações mais significativas acontecem entre a madrugada e as primeiras horas da tarde. Há potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco. Os termômetros oscilam entre 24°C no início da madrugada e 18°C no fim da noite.

Na terça-feira (11), os ventos que sopram do quadrante sul afastam a frente fria para o litoral fluminense, porém, o céu ainda fica encoberto e com chuvisco ocasional na Grande São Paulo. A temperatura permanece em declínio e a sensação será de frio. Mínima de 17°C e máxima de 21°C.