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DTP e DSV: veja as formas de atendimento durante a quarentena

Mudanças são necessárias em decorrência da pandemia do covid-19

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo reforça que houve alteração nos atendimentos e nos serviços ao público realizados no Departamento de Transportes Públicos (DTP) e no Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), em virtude da situação de emergência decorrente da pandemia de COVID-19.

DTP

No DTP, todos os atendimentos presenciais e serviços ao público estão suspensos sem que haja aplicação de qualquer sansão administrativa. A medida vale até 30 de abril, podendo ser prorrogada enquanto perdurar o estado de calamidade por causa do coronavírus. 

Desta forma, estão suspensos todos os prazos de renovação de cadastros e licenças de táxi, transporte escolar, carga a frete, motofrete e fretamento, sem que haja aplicação de multas por atraso aos profissionais dessas modalidades. 

Os agendamentos feitos para datas que compreendem o período de suspensão não serão realizados. Portanto, os munícipes que tinham agendado algum serviço no local devem aguardar a retomada do atendimento presencial, para, então, solicitar uma nova data. 

Clique aqui para mais informações.

DSV

No DSV, os atendimentos presenciais foram reduzidos ao máximo. Foram cancelados todos os agendamentos já realizados para vistas a processos administrativos em geral e para a emissão de credenciais de estacionamento em vagas especiais (Cartão do Idoso e Cartão Defis). Os cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência podem ser solicitados pela internet, no portal SP156 (sp156.prefeitura.gov.br), sem que os beneficiários precisem sair de casa.

Os solicitantes dos atendimentos agendados para emissão desses cartões serão contatados pelo DSV e orientados a fazer o pedido por meio do portal.

Os atendimentos preferenciais de isenção de rodízio para veículos de pessoa com deficiência ou em tratamento médico debilitante de doença grave também estão suspensos. O cadastro para isenção também pode ser feito pelo SP156, em processo totalmente on-line. Vale ressaltar que o rodízio municipal de veículos está suspenso por tempo indeterminado em função da pandemia. 

As defesas de autuação e indicação de condutores em infrações de trânsito deverão ser encaminhadas exclusivamente pelos Correios ou pelo DSV Digital (dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br). 

Os prazos de análises das solicitações recebidas pelo SP156 e pelo DSV Digital serão prorrogados por 60 dias.

Já os recursos contra multas de trânsito deverão ser encaminhados exclusivamente pelos Correios.

Clique aqui para mais informações sobre os demais serviços do DSV.

Atendimento para veículos guinchados

O atendimento para liberação de veículos guinchados está sendo realizado excepcionalmente na sede do DSV, na rua Sumidouro, 740 – Pinheiros. Também são recebidas nesse endereço as solicitações para aplicação de advertência por escrito.

A mudança se deve ao fechamento das unidades do Detran, em função da pandemia de COVID-19. 

Parcelamento on-line de multas

O DSV informa ainda que o parcelamento de multas de trânsito pelo cartão de crédito pode ser solicitado pela internet, sem que os munícipes precisem sair de casa. O serviço é oferecido por meio de empresas credenciadas pelo órgão. Clique aqui para mais informações.     

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