Segunda-feira, 9 de Outubro de 2017

Doutor Saúde recebe Carreta da Mulher com capacidade para realizar 160 atendimentos diários

Horário: 00:00
Unidade será a sétima do programa. Atendimentos começam em Santo Amaro como parte das ações do Outubro Rosa
1555998-Carreta Dr. Saúde . Saúde da Mulher

Como parte das ações do Outubro Rosa, o prefeito João Doria e o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, entregam nesta segunda-feira (9) a sétima carreta do programa Doutor Saúde. A unidade, que prestará atendimento exclusivo a mulheres, possui capacidade para realizar 160 atendimentos por dia. A entrega da nova carreta também será marcada pela doação de 1.000 exames de mamografia por parte da Diagnósticos da América S/A – DASA.

O programa Doutor Saúde é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com o Centro de Integração de Educação e Saúde (Cies) global. “Neste Outubro Rosa, não poderíamos deixar de prestar esta homenagem às mulheres paulistanas ao entregar esta carreta do Doutor Saúde exclusivamente dedicada a elas. Com ela, vamos agilizar a realização de exames importantes para a saúde da mulher em várias regiões da cidade”, diz o secretário Wilson Pollara.

Poderão ser feitos os seguintes exames:

- Colposcopia

- Estudo urodinâmico

- Mamografia

- Ultrassonografia das mamas

- Ultrassonografia transvaginal

A previsão é que a carreta passe a atender pacientes agendados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir deste mês. A primeira região beneficiada será a de Santo Amaro, na Zona Sul, onde ela ficará estacionada na mesma área cedida pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para a instalação da unidade de dermatologia do programa, em junho deste ano.

Assim como as outras carretas, a unidade funcionará de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h. Para utilizar o serviço, é necessário fazer o agendamento em uma UBS.

Doutor Saúde

Lançado em março de 2017, o programa Doutor Saúde tem o objetivo de levar atendimentos médicos e exames para todas as regiões da cidade em carretas adaptadas, promovendo a prevenção de problemas de saúde por meio do acompanhamento, monitoramento e diagnóstico precoce. De 1º de janeiro a 30 de setembro foram agendados 19.568 atendimentos nas carretas do Dr. Saúde e atendidos 14.133 pacientes. A Prefeitura paga apenas por procedimento realizado.

Atualmente, seis unidades móveis prestam serviços nas seguintes especialidades: Oftalmológica (Itaquera, São Mateus e agora Capela do Socorro); Saúde do Homem (Perus, Itaquera e agora em Capela do Socorro); Vascular (Itaquera, Capela do Socorro e agora em São Mateus); Tomografia, que opera em Santo Amaro; Coloproctologia (Perus e agora em Parelheiros); e a de Dermatologia (Santo Amaro).

Cada especialidade conta com uma unidade móvel, que percorre a cidade em sistema de rodízio, permanecendo por dois meses nas regiões.

A unidade de Dermatologia dá apoio ao programa de teledermatologia em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, anunciada no fim de junho deste ano. O próximo passo do programa é a disponibilização de mais quatro unidades, para atendimentos em Saúde Escolar, Gastroenterologia, Odontologia e Idoso.

Diagnósticos da América S/A – DASA

A Diagnósticos da América S/A – DASA é uma empresa prestadora de serviços de medicina diagnóstica que atua na América Latina, oferecendo mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnósticos por imagem. Ela também é responsável por laboratórios como o Delboni Auriemo, Salomão Zoppi e o Lavoisier. O prefeito ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.