Sexta-feira, 25 de Outubro de 2019 | Horário: 08:56

Dois mil estudantes de São Paulo criam mapa interativo para debater Fake News

Curso online desenvolvido pelo Núcleo de Educomunicação promove formação midiática em toda cidade– iniciativa é pioneira da rede municipal da cidade

Vacina faz mal? Tratamentos milagrosos? Os estudantes e professores do Projeto Imprensa Jovem da Secretaria Municipal de Educação não caem mais em qualquer notícia compartilhada em redes sociais ou aplicativos de mensagens.  Ao todo foram 200 professores e cerca de dois mil alunos participam do curso Imprensa Jovem Online Fake News, que visa formar consumidores críticos de notícia e combater a disseminação de informações e notícias falsas.

É a segunda edição do curso, que é online à distancia (EAD) e tem duração de três meses.  Além da abrangência por ser EAD, estudantes e professores participam juntos criando conteúdos que ficam disponíveis para qualquer interessado na plataforma.

No primeiro semestre 200 professores participaram do curso e fizeram um mapa que mostra onde a Fake News não tem vez: https://www.google.com/maps/d/viewer?ll=-23.540315117373545%2C-46.58554389999995&z=11&mid=1ACEFyLZ6toKtgvzD-KttqApJg15m0v6s

A iniciativa inovadora chamou a atenção da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que convidou o Coordenador do Núcleo de Educomunicação, Carlos Lima a apresentar o projeto no Global Media Information Literacy Week 2019 em Gotemburgo, na Suécia.

Imprensa Jovem

Criado em 2005, a Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido por mais de 400 escolas em São Paulo. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. No processo de elaboração, os alunos e/ou alunas repórteres criam pautas de interesse, realizam pesquisa, escrevem e produzem conteúdos em diferentes mídias. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, habilidades críticas e criativas. As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos alunos potencializam os recursos de comunicação disponíveis, em favor do aluno-repórter numa proposta de comunicação livre e democrática. O Projeto de Educomunicação envolve 11 mil jovens de todas as idades, que utilizam a comunicação como forma de aprender e informar a comunidade escolar.

Tutorial para criar um projeto de Educomunicação em sua escola: