Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021

Dois hospitais municipais atingem nível máximo em certificação de excelência

Hospitais municipais M’Boi Mirim e Vila Santa Catarina foram classificados como Nível 3 – Acreditado com Excelência - pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)

Os hospitais municipais Dr. Moysés Deutsch (M’Boi Mirim) e Dr. Gilson de Cassia Marques de Carvalho (Vila Santa Catarina) atingiram o nível máximo em certificação de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). As duas unidades receberam a homologação de acreditação Nível 3 - Acreditado com Excelência.

No M’Boi Mirim, o resultado da avaliação recomendou que o hospital mantivesse o Nível 3, o mais elevado da certificação ONA. Isso significa que o hospital atende a três critérios da avaliação: 1) cumpre ou supera, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; 2) cumpre ou supera, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e 3) cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

O Hospital do M’Boi Mirim foi certificado como ONA 2 em 2012, quatro anos e oito meses após a sua inauguração. Em 2014, foi recertificado como ONA 3 e manteve o nível de excelência em 2020. Já o Hospital Municipal Vila Santa Catarina passou em 2020 do Nível 2 para o 3.

A Acreditação ONA é a única no país com certificações em diferentes níveis, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde.

São três níveis de acreditação, 1, 2 e 3. No Nível 1 (Acreditado), a organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

No Nível 2 (Acreditado Pleno), a organização precisa atender a dois critérios: 1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; 2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Os certificados ONA I e ONA II têm validade de dois anos. Já o ONA III é válido por três anos.

Outra boa notícia é que o Hospital Municipal M’Boi Mirim também foi o único hospital público brasileiro listado entre os 50 melhores da América Latina pelo ranking América Economía, órgão que avalia os negócios, a economia e as finanças de América Latina, bem como analisa a política e aspectos sociais do bloco.