Segunda-feira, 15 de Abril de 2019 | Horário: 12:21

Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado nesta segunda

Data reforça a preocupação com a degradação deste elemento que é também um recurso limitado e não renovável

Fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas, o solo é um dos componentes naturais mais essenciais para a sobrevivência na Terra. Entre suas principais funções além das atividades agrícolas, está a capacidade de reservar de água e nutrientes e de abrigar inúmeras espécies de flora e fauna. O Dia Nacional do Solo, comemorado nesta segunda (15), reforça a preocupação com a degradação deste elemento que é também um recurso limitado e não renovável.

A data foi instituída para homenagear o conservacionista americano Hugh Hammond Bennet, considerado por muitos como o pai da conservação do solo. Bennet dedicou parte de sua vida a estudar o solo e a agricultura, nacional e internacionalmente, e realizou muitas ações pela causa mundial da conservação. A data também é importante para conscientizar a sociedade sobre a importância de preservar o solo e a necessidade de utilizar corretamente este recurso natural.

Causas de degradação
O agravamento das enchentes, a perda de fertilidade e a menor captação de carbono da atmosfera são alguns dos reflexos dessa degradação no solo, que pode estar ligada a fatores químicos, físicos ou biológicos. Além disso, o aumento da população associado às necessidades crescentes da produção alimentar é outro fator responsável por essa devastação.

No Brasil, outros problemas sofridos pelo solo são: salinização, poluição e acidificação. Algumas ações podem contribuir para reverter este cenário, como o consumo consciente e a escolha por uma agricultura mais sustentável.