Notícia na íntegra

Sexta-feira, 30 de Abril de 2021 | Horário: 14:06

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços municipais durante o feriado

Alguns equipamentos municipais terão alterações nos seus horários de funcionamento neste sábado (1/5)

No próximo sábado (01/05), feriado pelo Dia do Trabalho, alguns equipamentos administrados pela Prefeitura de São Paulo terão os seus horários de funcionamento alterados. Além disso, a capital continuará seguindo as diretrizes da Fase de Transição do Plano São Paulo para a retomada econômica na cidade.

Mesmo com a fase de transição mais flexível e com o feriado, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda que a população redobre os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus, como o uso de máscara, higienização das mãos e, principalmente, o distanciamento social, evitando aglomerações.

  

FASE DE TRANSIÇÃO
Desde 18/04 o município segue a fase de transição do Governo de São Paulo, uma etapa entre as fases vermelha e laranja. A partir deste sábado (01/05), atividades comerciais e o setor de serviço (restaurantes e similares; salões de beleza e barbearia; atividades culturais e academias) poderão funcionar das 6h às 20h.

Nesse período, também é permitida a realização de cerimônias e cultos religiosos com restrições, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.

Os parques estaduais e municipais poderão funcionar entre 6h e 18h. Já os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade (CDCs) estarão abertos durante dez horas por dia, das 6h às 16h.

A fim de evitar aglomerações, a capacidade de ocupação permitida nos estabelecimentos nesta fase de transição é de 25%. O toque de recolher continua em vigência em todo o Estado, das 20h às 5h, assim como a orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias.

Clique aqui e acesse o site do Plano São Paulo com as diretrizes que devem ser seguidas nesta fase de transição 

Confira abaixo como fica o funcionamento dos serviços municipais durante o feriado:

SAÚDE
No próximo sábado (1º/05), os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta.

As unidades AMA 12h, com atendimento de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, atenderão das 7h às 19h.

As AMA/UBS Integradas com atendimento de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, funcionarão, das 7h às 19h, apenas com pronto atendimento na parte que corresponde à AMA.

Os Centros de Atenção Psicossocial III (Caps III) que atendem 24h funcionarão apenas com demandas internas e não estarão abertos ao público. Já o Caps AD IV Redenção estará aberto ao público no feriado de 1º de maio. Os Caps II permanecem fechados.

As Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) ficarão fechadas no dia 1º de maio.

A Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), que abrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, também não funcionarão no feriado de 1º de maio.

As AMA Especialidades, Ambulatórios de Especialidade (AE) e os Hospitais Dia, que abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, não atenderão no próximo sábado.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não funcionarão no feriado de 1º de maio.

 

TRANSPORTES
Devido à manutenção do toque de recolher determinado pelo Governo do Estado, o rodízio municipal para veículos de passeio continuará vigorando neste feriado do Dia do Trabalho, das 20h do dia 30/04 às 5h do dia seguinte para carros com o final da placa 9 e 0. A medida segue as regras de funcionamento de segunda a sexta-feira, inclusive aos feriados, suspensa apenas aos finais de semana.

A resolução foi adotada desde o dia 22 de março e tem como objetivo diminuir a circulação no horário noturno, acompanhando a restrição decretada pelo Estado.

Segue suspenso o funcionamento do rodízio para carros em seu horário tradicional: das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Caminhões e demais restrições
O rodízio de caminhões fica suspenso durante o feriado. A restrição ao trânsito de caminhões na Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC) e na Zona Máxima de Restrição de Fretados (ZMRF) também não se aplica durante os feriados. A Zona Azul funcionará de acordo com a sinalização de cada local. Todas as medidas referentes a caminhões e zonas máximas de restrição voltam a valer a partir de segunda-feira (3).

Penalidades
Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica em infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 (quatro) pontos no prontuário do motorista.

 

ABASTECIMENTO
Os mercados e sacolões municipais, feiras livres e centrais de abastecimento estão autorizados a operar por tratarem de comércio alimentício e serem serviços essenciais para a população. 

Mercados:
Cantareira (Kinjo Yamato): aberto das 3h às 15h.
Central Leste: aberto das 7h às 18h
Guaianases: aberto das 8h30 às 18h
Ipiranga: aberto das 8h às 17h
Lapa: fechado
Pátio do Pari: aberto das 4h às 20h
Paulistano (Mercadão): aberto das 6h às 16h
Penha: aberto das 8h às 19h
Pinheiros: aberto das 8h às 18h
Pirituba: aberto das 8h às 18h
São Miguel: fechado
Sapopemba: aberto das 8h às 13h
Teotônio Vilela: aberto das 7h às 13h
Tucuruvi: aberto das 8h às 17h
Vila Formosa: aberto das 8h às 13h

Sacolões
Avanhandava: aberto das 7h às 17h
Bela Vista: aberto das 8h às 18h
Brigadeiro: aberto das 8h às 18h
Butantã: aberto das 7h às 20h
Cidade Tiradentes: aberto das 8h às 19h
City Jaraguá: aberto das 8h até às 19h
Cohab Adventista: aberto das 8h às 14h15
Estrada do Sabão: aberto das 7h às 19h
Freguesia do Ó: aberto das 7h às 20h
Jaguaré: aberto das 7h às 13h
Jaraguá: aberto das 8h às 17h
João Moura / Pinheiros: aberto das 07h às 16h
Lapa: aberto das 9h às 14h
Piraporinha: aberto das 7h às 19h
Rio Pequeno: aberto das 8h às 14h
São Miguel: fechado

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Abertos: Serviço de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residência Inclusiva.

Fechados:  Supervisão de Assistência Social (SAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (CREAS), Centros POP,  Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ),  Centro para Criança e Adolescente (CCA), Centro para Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos  (CEDESP), Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO

Trabalho: As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) estarão fechadas neste sábado (1). Durante a fase de transição, as unidades seguem funcionando de forma on-line cadastrando pessoas.

Clique neste link para acessar o formulário de inscrição para vagas de emprego.

atendimento ao empreendedor seguirá funcionando na Ade Sampa por telefone no número 4210-2668.

Turismo: As Centrais de Informação Turística não vão realizar atendimentos.

 

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
A Casa da Mulher Brasileira, localizada na Rua Vieira Ravasco, 26, Cambuci (tel. 11 3275-8000) atua 24 horas de segunda à domingo, inclusive aos feriados, para o atendimento de mulheres que necessitem de seus serviços.

Os demais equipamentos (Centros de Cidadania da Mulher e Centros de Referência da Mulher; Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial; Centros de Cidadania LGBTI; Centro de Referência e Atendimento de Imigrantes e Ouvidoria de Direitos Humanos) não realizam expediente aos finais de semana e retornam ao atendimento normal na segunda-feira (3/05). 


ECOPONTOS

O horário de funcionamento continuará de segunda a sábado, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados das 6h às 18h. 

 

ESPORTES
A partir deste sábado (1º), os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade (CDCs) estarão abertos durante dez horas por dia, das 6h às 16h. Clique aqui para conferir o texto sobre as regras de funcionamento e protocolos.

 

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS, DESCOMPLICA

Os Telecentros, as unidades da rede FAB LAB LIVRE SP e as unidades do Descomplica SP permanecerão fechados.

Serviços digitais
Para solicitar serviços, o cidadão poderá optar pelos canais do SP156, por meio do telefone 156, do aplicativo e/ou do site (clique aqui para acessar), que possui mais de 500 opções digitais.

 

FAZENDA
O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF) – Praça do Patriarca, 69, Centro – estará fechada. Os munícipes podem acessar os serviços disponíveis online via Portal SP 156 

 

HOSPITAIS VETERINÁRIOS
Os hospitais públicos veterinários das zonas Norte, Leste e Sul ficarão fechados no feriado do Dia do Trabalho. O atendimento retorna na segunda-feira (3), com base nas medidas adotadas para reduzir as aglomerações e diminuir a cadeia de transmissão do coronavírus, por meio do distanciamento social.

Desde o dia 26 de abril, os hospitais veterinários voltaram a distribuir senhas para outros atendimentos além de urgências e emergências. Para minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus, as unidades operam com limitação de acesso a apenas um munícipe por animal. A triagem para os atendimentos de urgência e emergência está disponível de segunda a sexta-feira, a partir das 6h30.

A Cosap reforça, ainda, que todos os cuidados individuais sejam adotados, como uso de máscara e álcool em gel, distanciamento social e, principalmente, evitar aglomerações. Pessoas do grupo de risco devem evitar sair de casa.

UNIDADES
Hospital Veterinário da Zona Norte
Av. General Ataliba Leonel, nº 3.194 - Parada Inglesa

Hospital Veterinário da Zona Leste
Av. Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, lado par - Tatuapé

Hospital Veterinário da Zona Sul
Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba

  

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Central de Libras
As Centrais de Intermediação em Libras funcionam normalmente. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo.

O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED) e destinado às pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários de serviços públicos da cidade de São Paulo. Clique aqui para acessar mais informações no site da SMPED.

Paraoficina móvel (atendimento não ocorre aos finais de semana)
A Paraoficina Móvel segue com o atendimento mensal. A iniciativa leva aos bairros da cidade van que conta com serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. Este serviço é uma parceria entre a SMPED e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e AACD.

Como funciona?
Os serviços contam com dois técnicos especializados em OPMs, em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos. Os atendimentos são realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), equipamentos de reabilitação da rede municipal de saúde. No dia marcado, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e documento RG ou outro documento com foto. As visitas são realizadas durante a semana, somente em dias úteis, quando poderão ser atendidas até 16 pessoas por dia, dependendo da complexidade do reparo. O horário de atendimento é das 9h às 17h.

Os serviços que não forem possíveis de realização na Paraoficina Móvel serão encaminhados para a Oficina Ortopédica da AACD Ibirapuera.

Agendamento também pelo telefone: 3913-4071

Confira a agenda com a programação completa no site da SMPED


SPTRANS
Os postos de venda e atendimento localizados em terminais municipais e estações do Expresso Tiradentes funcionarão normalmente no horário, das 6h às 19h, no sábado (1º/05). Nos horários em que os postos estiverem fechados, a compra de créditos pode ser feita via aplicativo, máquinas de autoatendimento, rede credenciada, lotéricas e Banco do Brasil. Os postos Santana, Jabaquara e a Loja Augusta estarão fechados. 

Vale lembrar que desde o início da Fase Vermelha e agora, durante a Fase de Transição, o Posto Central de Atendimento da SPTrans encontra-se fechado.

Operação dos ônibus
A circulação dos ônibus no feriado de 1º de Maio será equivalente à de um sábado.

Serviço

  • Postos de venda e atendimento em Terminais e Expresso Tiradentes
  • Funcionarão normalmente (das 6h às 19h)
  • Lojas de Venda e Atendimento – Fechadas

 

SUBPREFEITURAS
As praças de atendimento das Subprefeituras continuarão fechadas.

 

 

VERDE E MEIO AMBIENTE
Os parques municipais estarão abertos das 6h às 18h.

O serviço do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) permanecerá ativo tanto no tratamento e reabilitação quanto no recebimento de animais pelos munícipes.

Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário no Parque Anhanguera, é muito importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo Whatsapp (11) 96715-5424.

Nesse contato telefônico, os profissionais fornecerão informações sobre:

  • Como prestar os primeiros cuidados;
  • Qual a melhor forma de transportá-lo ou;
  • Se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate da GCM Ambiental, pelo telefone 153

 

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn