Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020 | Horário: 12:01

SEXTA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2020
1270542-Inauguração do CEU Tremembé

9h30: Inauguração do CEU Tremembé
O prefeito Bruno Covas inaugurou o Centro Educacional Unificado (CEU) Tremembé na manhã desta sexta-feira (14/08). As obras, com um investimento de cerca de R$ 44 milhões, foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), e os moradores terão à disposição um espaço que reunirá mais opções de educação, cultura, esporte e lazer.

Na área educacional, o novo CEU contará com um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), com capacidade para atender 448 crianças entre 0 e 5 anos de idade e a estrutura contempla salas de aula, brinquedoteca, refeitório, lactário, solário, entre outros.

A parte esportiva conta com piscinas semiolímpicas, sendo uma delas coberta e quadra poliesportiva. O bloco cultural possui teatro, biblioteca, sala de leitura, ambientes para exposição e salas multiuso.

10h10: Transferência de Terreno da COHAB ao Concessionário para Início da PPP Municipal da Habitação
O prefeito Bruno Covas formalizou na manhã desta sexta-feira (14/08) a transferência da área da Avenida Comandante Antônio de Paiva Sampaio, no Tucuruvi, Zona Norte da capital, para a concessionária que será responsável pela construção de 400 unidades habitacionais. A ação representa o início das obras da primeira Parceria Público-Privada (PPP) Municipal da Habitação.

O terreno faz parte do lote 12 que foi publicado no edital da primeira fase da Parceria. Em maio de 2019, a Prefeitura realizou a cerimônia de autorização das assinaturas dos contratos de concessão administrativa para as empresas vencedoras da concorrência. A empresa responsável por essa área é o Consórcio Habita Brasil.

Essa é a primeira PPP dedicada a habitação no âmbito municipal e tem como principal objetivo aumentar a oferta de moradias na cidade, que atualmente possui um déficit habitacional estimado em 474 mil domicílios, dos quais 368 mil se referem às necessidades das famílias com renda mensal bruta de até seis salários mínimos. Em suas duas fases estão previstas a construção de 22,4 mil novas habitações por meio da iniciativa privada.

11h: Comemoração do centenário da Portuguesa
O prefeito Bruno Covas e o presidente da Câmara, Eduardo Tuma, estiveram na manhã desta sexta-feira (14/08) na celebração do centenário da Portuguesa.

12h45: Coletiva de imprensa com vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia e secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido

Bruno Covas participou nesta tarde de entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital. Durante o evento, o prefeito anunciou que houve queda no número de leitos ocupados por pacientes com covid-19 e de óbitos provocados pela doença.

“Temos 1200 leitos na cidade e, há três dias, estamos com metade desses leitos ocupados, passando abaixo dos 600 leitos. Em maio, mês mais crítico da pandemia na cidade, tínhamos em torno de 48 pedidos de internação por dia. Agora, em agosto, estamos com 29 pedidos diários. Quanto ao número de óbitos, a tendência de queda persiste nas últimas dez semanas”, declarou o prefeito.

15h30: Entrega das novas instalações da Casa da Mulher Centro de Cidadania de Perus

Acompanhado pela secretária Claudia Carletto (Direitos Humanos e Cidadania), o prefeito Bruno Covas realizou, nesta tarde, a entrega das novas instalações da Casa da Mulher Centro de Cidadania de Perus, na Zona Norte da capital.

O imóvel conta com salas para atendimento e multiuso, além de recepção, brinquedoteca, copa, área de serviço e banheiros.

A cidade conta com cinco CCMs, que têm como objetivo promover o acesso a direitos e serviços para as mulheres visando o enfrentamento à violência e o fortalecimento do exercício da cidadania com ações afirmativas. São espaços de qualificação, nos quais o público feminino pode se organizar e defender seus direitos sociais, econômicos e culturais, além de propor e participar de ações e projetos que estimulem políticas de igualdade inseridas em suas comunidades.

“O espaço anterior agora vai ser para a área da cultura e será utilizado por todas a população. E aqui, um lugar mais reservado para tantas mulheres vítimas da violência que merecem nossa atenção para que possam ser atendidas e encaminhadas para outros serviços se for necessário”, disse o prefeito.