Terça-feira, 12 de Março de 2019 | Horário: 18:03

Descomplica SP: Um ano atendendo a comunidade de São Miguel Paulista

Unidade já realizou mais de 250 mil atendimentos e tem índice de aprovação pelos usuários de 99%. Programa será ampliado para outras regiões da Capital, como Campo Limpo, Butantã e Santana/ Tucuruvi

Nesta terça-feira (12) a Prefeitura de São Paulo celebra o primeiro ano de funcionamento e comemora os resultados da implantação do programa Descomplica SP junto à Subprefeitura de São Miguel Paulista.

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP propõe um novo padrão de atendimento ao cidadão, mais ágil e descentralizado, e está alinhado à nova Política Municipal de Atendimento ao Cidadão.  A unidade de São Miguel Paulista oferece mais de 350 serviços, além de contar com postos do Detran.SP, do Instituto de Identificação (IIRGD) e dos Correios, além de um totem do próprio Poupatempo.

Já são mais de 260 mil atendimentos realizados e o registro de 99% dos usuários que classificaram o novo equipamento público como “ótimo” ou “bom”. Na lista de serviços mais procurados pela população estão a intermediação de mão de obra, o cadastro único para os benefícios sociais e a solicitação de Bilhete Único Especial.

“O Descomplica SP reduz a burocracia e amplia a oferta dos serviços municipais, permitindo que a Prefeitura esteja ainda mais perto das pessoas. Os resultados são tão positivos que estamos levando o programa para as demais regiões da cidade, atendendo também as zonas norte, sul e oeste da Capital”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Em breve, a Subprefeitura de Campo Limpo receberá o programa e terá sua praça de atendimento modernizada. Ainda no segundo semestre deste ano, o projeto será implantado no Butantã e em Santana/ Tucuruvi.

Novos serviços

A praça de atendimento do Descomplica SP oferece agora serviços antes não disponíveis na Subprefeitura de São Miguel Paulista, como o atendimento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que pode receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação, assim como promover o acolhimento e o redirecionamento de pessoas em situação de vulnerabilidade aos Centros de Cidadania ou aos programas de Defesa de Direitos Humanos. Imigrantes e refugiados têm recorrido a esta secretaria para receber orientação sobre emissão de documentos e encaminhamento para programas sociais. A Casa de Mediação promove, com atendimento humanizado e personalizado, a intermediação de conflitos cíveis e de família.

Outros serviços cuja procura cresceu por parte da comunidade do entorno são os procedimentos do Atende, Serviço de Atendimento Especial vinculado à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, que faz o cadastro e a programação de atendimento semanal de transporte público acessível a pessoas com deficiência, além das emissões de cartões de estacionamento de idosos e pessoas com deficiência. Junto à esta mesma secretaria o cidadão pode solicitar documentos para transportes diferenciados, como alvará de táxi e escolar, fretamento, carga a frete e motofrete.

Já a Companhia de Engenharia de Tráfego - CET atende pedidos de mudança de tempo de semáforos de pedestres, ajustes sobre proibição de estacionamento na via, circulação e acesso de veículos e de ciclovias e ciclofaixas, estacionamentos especiais, mudanças em corredores de ônibus, placas de sinalização e de nomes de rua.

Na Secretaria Municipal de Saúde são protocolados pedidos de cadastro de estabelecimentos sujeitos à vigilância sanitária e na Secretaria da Fazenda o registro de isenção de IPTU para aposentados ou a emissão de segundas vias de boletos para o pagamento do imposto.

Descomplica Digital

O novo Descomplica SP Digital, espaço onde atendentes capacitados fornecem orientações sobre o uso de serviços eletrônicos e aplicativos, se mostrou um sucesso nesse primeiro ano de funcionamento do posto. Além de ter cumprido seu papel na inserção dos cidadãos no mundo digital, tem se mostrado um importante apoio às secretarias e órgãos que realizam atendimentos presenciais. Percebe-se no novo espaço a construção de um espaço multicultural, com sinergia entre atendentes e cidadãos, que proporcionam acolhimento e oferta de serviços os mais variados possíveis, como o alistamento militar no caso de cidadãos que completam 18 anos e a abertura de boletins de ocorrência, entre outros.

O Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP 156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os requisitos e documentos necessários para a solicitação dos serviços desejados. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76, São Miguel Paulista.