Notícia na íntegra

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020 | Horário: 07:12

Descomplica SP fortalece parceria para ampliar diversidade no atendimento

Programa Transcidadania oferece vivência e bolsa para desenvolvimento pessoal e profissional

Uma das principais frentes da implementação da política de atendimento em São Paulo, o Descomplica SP é sinônimo de serviços públicos com qualidade e atendimento dedicado. Para oferecer o atendimento lado a lado, uma inovação do programa que cria empatia e aproxima cidadãos e atendentes, buscar uma equipe diversa é uma das estratégias adotadas desde o início. 

Iniciada em 2017, uma parceria da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) com o programa Transcidadania, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), oferece bolsas de trabalho para pessoas trans e promove vivências em um ambiente de trabalho. A primeira história da experiência se junta com a da unidade pioneira do Descomplica SP, em São Miguel Paulista. 

Vanessa Santos foi a primeira participante da vivência, em 2017. Ao fim do período de experiência, ela foi convidada para trabalhar como entrevistadora no atendimento da  Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social desde outubro de 2019. 

“Entrar no programa Transcidadania foi a partida para chegar onde cheguei. Consegui retomar e concluir o ensino médio, e em dezembro de 2017 já estava na SMIT para a capacitação do piloto do Descomplica, em São Miguel”, diz Vanessa. Ela lembra que havia poucos caminhos possíveis para pessoas trans há alguns anos. 

“Para mim foi uma quebra de paradigma, é uma família. É muito importante a parceria da SMIT com o Transcidadania,  pois muitas meninas vulneráveis sonham apenas com uma oportunidade”, afirma Vanessa. 

No início de 2020, a frente de Gestão de Pessoas do Descomplica SP se reuniu com Centros de Cidadania LGBTI para estruturar as capacitações e programas de vivência. A ideia era avançar na tentativa de manter a permanência de bolsistas no mercado de trabalho, uma das dificuldades identificadas pela frente de Gestão de Pessoas da Coordenadoria de Atendimento Presencial (CAP/SMIT), responsável pelo Descomplica SP. 

“É fundamental o esforço da equipe para garantir o passo seguinte e mostrar que sim, existem caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional mesmo em meio a dificuldades enfrentadas pela população trans. Esse é um dos importantes pontos em que o Descomplica SP conseguiu avançar nessa parceria”, afirma o secretário de Inovação e Tecnologia Juan Quirós. 

Na turma mais recente do projeto, foram selecionadas e selecionados 11 bolsistas para diferentes unidades do Descomplica SP. A equipe de gestão de pessoas acompanha mensalmente o desenvolvimento das(os) bolsistas para garantir o desenvolvimento das habilidades no trabalho e na vida, para a devida inserção no mercado de trabalho e o exercício pleno de direitos. 

Segundo Letícia Conceição, supervisora de Gestão de Pessoas da CAP, as mudanças são vistas rapidamente. 

“É gratificante ver o crescimento perceptível no comportamento de cada bolsista durante a Capacitação e a vivência dentro do Descomplica SP. São pessoas que começam acanhadas e logo desenvolvem a comunicação e a habilidade de lidar com os munícipes". 

Para a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, são duas iniciativas exitosas.  “O Descomplica SP, por facilitar e desburocratizar a vida do cidadão, e o Transcidadania, uma iniciativa de sucesso comprovado, que ajuda a superar barreiras e abrir espaço para que homens trans, mulheres transexuais e travestis possam estudar, assumir suas potencialidades, quebrar tabus e preconceitos, e ocupar o espaço que lhes cabe na sociedade. Agradeço à SMIT por essa parceria e oportunidade de dar uma nova perspectiva de vida aos nossos bolsistas ”.

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