Notícia na íntegra

Quarta-feira, 3 de Abril de 2019 | Horário: 12:59

Descomplica SP é inaugurado no Campo Limpo

Programa propõe um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão, com a prestação de mais de 360 serviços municipais
698323-Inauguração do Descomplica Campo Limpo

A Prefeitura de São Paulo lança mais uma unidade do Descomplica SP, programa que propõe um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. A praça de atendimento da Subprefeitura do Campo Limpo, na Zona Sul, foi totalmente modernizada e passa a integrar mais de 360 serviços municipais.

"A gente precisa buscar unificar todos os serviços em um só local, para que a população seja bem atendida e não tenha que se deslocar. Esta é a filosofia aqui do descomplica, atender bem a nossa população", disse o prefeito.

A unidade integra os serviços de mais 12 secretarias e órgãos municipais. Está disposta em um espaço de 1.400 m² e tem capacidade para mais de 2 mil atendimentos diários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP Campo Limpo oferece serviços como recolocação no mercado de trabalho, pedido de Seguro Desemprego, solicitação de Bilhete Único para Idoso e Pessoa com Deficiência, além da emissão da Carteira de Trabalho, entre tantos outros. Conta, ainda, com serviços que são largamente solicitados pela população da região, como o atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), da Sabesp e do Banco do Brasil. A iniciativa reforça a parceria entre as diferentes esferas de governo.

“Queremos levar as ações da Prefeitura para quem mais precisa. Descentralizando os serviços do município, evitamos que a população tenha que deslocar-se até o centro expandido. Na prática, significa mais conforto, menos tempo e menores gastos para o cidadão”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, o programa segue a nova Política Municipal de Atendimento ao cidadão e já realizou mais de 280 mil atendimentos, com um índice de satisfação de 99% pelos usuários. As próximas unidades serão implantadas no Butantã, na Zona Oeste, e em Santana/Tucuruvi, Zona Norte, no segundo semestre, contemplando as principais regiões da cidade.


Atendimento Lado a Lado
A grande novidade do Descomplica SP Campo Limpo é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão passam a estar mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração e parceria.

“É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Trata-se de uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que valoriza o conceito primordial do serviço público, do bem atender”, complementa Daniel.

 

DigiLab
Outra inovação que chega em primeira mão no Descomplica SP Campo Limpo é o DigiLab. Os antigos Telecentros, que fizeram parte do primeiro programa de inclusão digital da cidade, tiveram seu conceito revisto e funcionarão como um coworking público.

“A primeira unidade modernizada só podia ser aqui, já que esta região detém índice significativo de desemprego. E nosso foco é sempre a recolocação no mercado”, explica Annenberg.

 

Descomplica SP Digital
O Descomplica SP Digital disponibiliza tutores para estimular a população a utilizar serviços eletrônicos. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução. Se o cidadão for lá para resolver um serviço que não é de competência da Prefeitura, servidores treinados apoiarão a localização dos procedimentos disponíveis na internet.

 

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn