Sexta-feira, 7 de Junho de 2019 | Horário: 12:31

Dengue permanece com baixa incidência na cidade de São Paulo

Ministério da Saúde considera baixa incidência o coeficiente de até 100 casos por 100 mil habitantes: capital paulista registra 85,5. Índice da capital é mais baixo do que os do Estado e do país.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atualizou o número referente à dengue na capital paulista. Até 28 de maio, foram registrados 10.093 casos da doença. Uma morte foi confirmada. Dessa forma, o coeficiente de incidência (CI) na cidade de São Paulo chegou a 85,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, o que ainda é considerado baixo pela classificação do Ministério da Saúde. O órgão considera médio o CI acima de 100 e, alto, quando ultrapassa 300. Até o dia 15 de maio, o CI do Estado de São Paulo era de 330,6 e o Brasil registrava 367,9 (até 13/05/19).

A dengue costuma alternar períodos de alta e baixa incidência em intervalos de dois anos, em média, o que apontava uma tendência de aumento no número de casos em 2019. Por conta disso, a cidade de São Paulo se antecipou ao verão lançando no mês de novembro o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, que estabeleceu diretrizes para o combate ao mosquito transmissor e realizou mais 1,3 milhão de visitas em imóveis da capital. A capacitação de 11 mil agentes e demais profissionais de saúde começou ainda no mês de outubro do ano passado.

O engajamento da população é fator chave para a cidade continuar a manter em nível baixo o coeficiente de incidência da doença. Como forma de ajudar na sensibilização, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu Dias D contra as Arboviroses, sendo o primeiro realizado ainda no ano passado, em 24 de novembro. Neste ano tivemos outro dia D, em 2 de fevereiro, em parceria com o Exército Brasileiro, e uma grande mobilização no dia 13 de abril. O último dia D foi realizado em 30 de maio.

A Covisa avalia que a queda na temperatura registrada nos últimos dias poderá ter um efeito positivo na contenção da doença, com tendência de redução no número de novos casos. Mesmo que seja registrado início de uma curva descendente de casos, o órgão alerta que a população não pode descuidar das medidas de controle dos criadouros e que ainda pode haver um novo aumento dos casos após o inverno.

App para profissionais de Saúde

A Covisa desenvolveu o aplicativo Sampa Dengue com o objetivo de oferecer mais uma ferramenta de apoio aos profissionais de saúde. Disponível para smartphones e tablets com o sistema operacional Android e iOS, o app parte das características do paciente e dos sinais e sintomas presentes para auxiliar a classificação de risco e indicar as condutas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Entre outras facilidades, a ferramenta faz o cálculo do volume de hidratação necessário de acordo com o peso do paciente.

Como denunciar locais com criadouros de mosquitos

A Prefeitura de São Paulo criou o canal 156 para comunicação entre o munícipe e a administração. Nesta central, o cidadão paulistano pode comunicar a existência de criadouros ou pelo site da Prefeitura. Os registros são encaminhados às Coordenadorias de Saúde, que mobilizam as equipes com ações para eliminação dos focos do mosquito.

A denúncia também pode ser feita via internet, basta acessar o Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo, selecionando na lista de assuntos a opção Saúde

É importante frisar que a cooperação entre poder público e a população é fundamental para coibir a proliferação do mosquito vetor das arboviroses, especialmente neste momento, em que a incidência de chuvas tem favorecido a reprodução do Aedes aegypti.