Notícia na íntegra

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019 | Horário: 14:20

Curtas-metragens produzidos por alunos da rede municipal serão exibidos em mostras e festivais de cinema

Apresentações acontecem nos dias 24 e 28, em Guarulhos e São Paulo, com entrada gratuita

Dois curtas-metragens, produzidos por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã / Tremembé, na Zona Norte, se tornarão conhecidos em breve pelo público. Ambos foram selecionados para exibição no Festival Estudantil de Cinema Fantástico de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e na V Mostra Guarulhense de Cinema Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

O primeiro curta, intitulado “Objetos escolares em ação”, foi criado em 2018, nas aulas de Arte, por alunos do 4º ano.  O objetivo foi apresentá-los ao conceito de movimento no desenho, através da técnica de animação stopmotionOs estudantes exploraram a técnica nas histórias em quadrinhos e, logo depois, a criaram por meio dos objetos escolares na sequência de fotografias.

O curta foi selecionado para fazer parte da V Mostra Guarulhense de Cinema e será exibido em 24 de maio, às 19h, no Sindicato dos Bancários (Rua Paulo Lenk, 128, Centro de Guarulhos). 

A segunda produção audiovisual se chama “O que tem lá fora?” e foi idealizada e criada por estudantes do 6º ao 9º ano. Foi produzida no projeto Sensibilizando Olhares, no qual o professor de Artes, Rodrigo Pignatari, estimula a percepção visual e a sensibilidade criativa dos seus alunos, por meio da fotografia e do vídeo. O curta narra um dia de aula comum de uma escola municipal em São Paulo, até que algo estranho chama a atenção dos estudantes. 

O filme, escolhido para ser exibido no Festival Estudantil de Cinema Fantástico de São Leopoldo (RS), já foi exibido em outros festivais. Entre eles, destaca-se a primeira mostra permanente de curtas-metragens da Biblioteca Mário de Andrade, na região centra de São Paulo. A exibição será realizada em 28 de maio, nas escolas relacionadas pelo festival, a partir das 20h. 

O professor responsável pelos projetos cinematográficos em parceria com os estudantes, Rodrigo Pignatari (Arte), comentou sobre a exibição das produções nas mostras e festivais de cinema. Tenho pesquisado exibições estudantis e enviado nossas criações. Acho incrível a troca com outros espaços e a possibilidade de divulgação que podemos alcançar com nosso estudo na rede e para outras redes, sem contar a valorização do ensino público”, observa Rodrigo.

Exibição dos curtas

24/5 - 19h - Exibição do curta “Objetos escolares em ação” 
Sindicato dos Bancários - Rua Paulo Lenk, 128, Centro de Guarulhos, São Paulo - SP.

28/5 às 20h - Exibição do curta “O que tem lá fora?”
EMEF Hipólito José da Costa – Rua Augusto Rodrigues, 272, Jardim Fontális, São Paulo – SP. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn