Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020 | Horário: 18:31

Cuidados e protocolos ao chegar em casa para evitar o coronavírus

Lavar as mãos, usar álcool em gel e deixar os sapatos do lado de fora de casa ou na lavanderia fazem parte das precauções ao retornar da rua

Atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, ajudam a reduzir o contágio pelo novo coronavírus. Como a transmissão da covid-19 se dá por meio de secreções, ficar em casa ainda é a melhor alternativa para evitar o contato com pessoas infectadas. Por vezes, se torna necessário sair às ruas para trabalhar ou fazer compras. Quando isso ocorre, os cuidados ao retornar devem ser redobrados.

Como não sabemos quem e nem o que está infectado, devemos trabalhar como se nossos sapatos, bolsas, roupas, compras, tudo e todos estejam contaminados. Assim, diminuímos o risco de pegar a doença e espalhar o vírus.

É sempre bom lembrar que, ao sair de casa, o melhor é ter um frasco de álcool em gel à mão, na bolsa ou mochila. Assim, após tocar no botão do elevador, na maçaneta, abrir portas, você garante a higiene das mãos – uma importante medida na prevenção ao coronavírus.

Na volta para casa, deixe os sapatos para fora ou leve-os para a lavanderia e entre de meias ou descalço. Se possível, separe um par somente para sair de casa.