Sábado, 20 de Janeiro de 2018 | Horário: 14:36

CTA Brigadeiro Galvão recebe mutirão de saúde bucal

Iniciativa realizada por meio de parceria com a Colgate e com a ONG Por1Sorriso irá beneficiar cerca de 50 moradores em situação de rua
1556548-Mutirão Saúde Bucal . CTA Brigadeiro Galvão

O prefeito João Doria acompanhou neste sábado (20), no Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Brigadeiro Galvão, a terceira edição do mutirão de saúde bucal para pessoas em situação de rua. A iniciativa é realizada por meio de parceria com a Colgate, que doou os materiais e produtos necessários para os tratamentos, e a ONG Por1Sorriso, responsável pelos atendimentos.

Durante a ação, a equipe de voluntários da ONG poderá atender até 48 pacientes, que farão o tratamento de canal (endodontia), dentística (restaurações), reabilitação protética pequena (um ou dois elementos), confecção de provisórios e exodontias (cirurgia). Casos complexos (próteses totais ou parciais removíveis) serão encaminhados para tratamento na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) ou para serviços municipais.

A Colgate também doou 100 mil kits de higiene bucal para pessoas em situação de rua e dependentes químicos, que estão sendo distribuídos aos serviços que prestam atendimento à população em situação de rua de acordo com suas necessidades. Os kits contêm escova de dente, creme dental e fio dental.

Outras ações como esta já foram realizadas no CTA Vila Mariana e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) Vila Maria, beneficiando 87 pessoas. A seleção dos atendidos é feita a partir do cruzamento de informações entre a atual condição de saúde bucal dos pacientes e os serviços que são ofertados pela ação.

Parceria com a Colgate
Em outubro do ano passado, a Prefeitura de São Paulo e a Colgate anunciaram esta parceria visando a realização de uma ampla campanha de saúde bucal. O objetivo é atender mais de 460 mil pessoas, entre crianças e adultos, e distribuir 400 mil kits com produtos de higiene bucal. As ações acontecem nas escolas municipais, em parques públicos e nos Centros Temporários de Acolhimento (CTAs). A empresa também doou um ônibus odontológico para a Prefeitura equipado com quatro conjuntos completos de cadeiras odontológicas da marca SAEVO.

CTA Brigadeiro Galvão
Inaugurado em setembro de 2017, o serviço na Barra Funda funciona 24h por dia e é administrado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Associação Cultural Nossa Senhora das Graças, podendo receber 290 homens para acolhimento e 50 para atividades de convivência durante o dia.

No CTA, os acolhidos podem tomar banho, ter acesso a refeições (café da manhã, almoço e jantar), receber o atendimento social e ser encaminhados para outras políticas públicas de acordo com a sua demanda. O espaço dispõe de banheiros e dormitórios específicos para pessoas com deficiência.

O serviço também conta com lavanderia e um canil com sete baias, garantindo um atendimento qualificado também aos animais de estimação dos conviventes.

A implementação desta modalidade de serviço foi mais uma das ações da atual gestão para a requalificação e ampliação dos serviços que ofertam acolhimento à população em situação de rua, melhorando a qualidade de vida e proporcionando uma rotina de atividades com a oferta de oportunidades de estudo e emprego.

Desde janeiro de 2017 já foram implementados 15 CTAs, que juntos disponibilizam mais de 3 mil vagas de acolhimento.