Sexta-feira, 8 de Agosto de 2014 | Horário: 15:28

Crianças abrigadas em instituições conveniadas com a Prefeitura visitam exposição da Oca

Cerca de 20 crianças e jovens abrigadas por instituições apoiadas pela Prefeitura visitaram nesta sexta-feira (8) a exposição “Mayas: revelação de um tempo sem fim”, na Oca, do Parque do Ibirapuera, na zona sul. A primeira-dama e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, acompanhou a visita.

"Essas atividades sempre abrem muito a nossa cabeça. Quando a gente entra em contato com outros tempos, com outra cultura, isso faz a gente também se inspirar", disse Ana Estela às crianças, destacando o papel da cultura na vida de cada um. "É como se a gente se transportasse para aquele tempo onde as pessoas viveram e como viveram. Com isso, agente consegue ainda comparar a vida deles com a que temos hoje", afirmou.

As crianças que participaram do evento vivem nos abrigos Casa Taiguara e Casa da Vovó Ilza. A primeira atende a meninos e meninas de 11 a 18 anos, na zona norte da capital. Já a segunda, localizada na Vila Mariana, zona sul, atende a meninas de 11 a 18 anos, grávidas ou juntas de seus filhos. Também acompanharam a visita a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Larissa Beltramin, e o diretor do Museu da Cidade/Casa da Marquesa, Afonso Luz, representando a Secretaria Municipal de Cultura.

Antes da visita guiada à exposição, os jovens participaram de uma atividade educativa. Divididos em duplas, se fingiram de arqueólogos e passaram a buscar objetos em duas piscinas de areia montadas no local. Depois de descobertos diversos pertences, tiveram de lançar hipóteses que desvendavam segredos das pessoas que supostamente tinham vivido ali.

Entre os objetos encontrados, alguns que lhes eram inéditos: disquete, rolha e um mini vinil. Outros pareciam bastante familiares, entre os quais esmaltes, brincos, talheres e até mesmo um Bilhete Único.

"Nunca tinha vindo em um museu e não achava que a gente poderia brincar dentro de um", disse W. S., de 8 anos. A. V., de 15, concordou. "Eu achava que museu era uma coisa chata, mas não, é super legal. Estamos aprendendo várias coisas", disse.

A atividade teve como objetivo mostrar às crianças que há uma história por trás de cada uma das 380 peças que estavam distribuídas pela Oca.

"Eu sequer sabia o que era um museu. Não tinha a menor ideia do que tinha dentro de um. A visita de hoje foi bastante interessante, porque por esses objetos, conseguimos descobrir muita coisa de uma cultura diferente", disse M. B., de 16 e grávida de 8 meses e meio.

Durante a visita, a coordenadora do programa São Paulo Carinhosa afirmou que existe uma vontade por parte da Prefeitura em integrar as crianças abrigadas às atividades culturais realizadas pela administração municipal, por meio das várias secretarias. Ana Estela lembrou, no entanto, que é preciso uma articulação junto às empresas e ao terceiro setor.

"São Paulo tem um número muito grande de iniciativas desse tipo. As próprias empresas, dentro do conceito de responsabilidade social, constroem hoje suas próprias atuações. Se pudéssemos nos aproximar e nos articular para construir essas ações de uma forma mais combinada e conjunta, conseguiríamos potencializar o nosso alcance com menos recursos", afirmou a primeira-dama.

Atualmente, o município de São Paulo possui 2.720 crianças abrigadas em 136 instituições conveniadas com a Prefeitura, que prestam o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA).

Exposição
A exposição “Mayas: revelação de um tempo sem fim” reúne 380 peças que mostram a riqueza cultural do povo pré-colombiano, que começou a espalhar-se pelo mundo a partir do século 19.

Esta é a primeira vez que as obras da exposição sairam do México, após serem apresentadas em abril deste ano no Palácio Nacional, na Cidade do México. Após passar por São Paulo, a exposição seguirá para o Museu Quai Branly, em Paris, na França. Entre os objetos expostos estarão artefatos e utensílios que conseguiram superar a destruição de sua cultura e a invalidação de sua religião por parte da conquista espanhola.

A exposição está dividida em oito áreas temáticas e ocupam uma área de 3 mil m². O homem frente à natureza; Comunidade e vida cotidiana; O coração das cidades; O homem à frente do tempo e dos astros; As elites governantes e sua historiografia; As forças sagradas; O homem e os deuses: os rituais; e “Entrar no caminho”: ritos funerários. Na mostra, os visitantes podem compreender também como o passado dessa civilização se funde com o México atual e se faz presente na cultura nacional.

Serviço: “Mayas: revelação de um tempo sem fim”.
Data: até 24 de agosto
De terça a domingo das 9h às 17h
Local: Museu da Cidade – OCA
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 - Parque Ibirapuera / São Paulo – SP