Terça-feira, 25 de Julho de 2017 | Horário: 11:37

Operação Fogo Zero concentra informações sobre incêndios em áreas verdes de SP

Objetivo é facilitar o atendimento e agilizar combate a incêndio nas áreas verdes da cidade

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) acaba de lançar o projeto Operação Fogo Zero. Com uma ligação para o número 3313-5726 ou para o 199, o munícipe informa o local da ocorrência de incêndio em área verde e qual é a situação naquele momento. O serviço foi desenvolvido pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE) da SVMA, em conjunto com o Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), órgão da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU).

A operação consiste em concentrar as informações de eventuais incêndios em espaços verdes do município, como parques e Áreas de Proteção Ambiental (APAs), e, assim, agilizar o atendimento e combate às chamas. O Fogo Zero foi inspirado na Lei nº 14.969 (31/07/2009), de autoria do então vereador e, hoje, secretário da SVMA, Gilberto Natalini. Essa lei instituiu o Programa de Prevenção a Incêndios e de Proteção das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e parques, que agora entra em fase operacional.

Os desenvolvedores (representantes do DEPAVE e do COMDEC) concluíram o projeto em junho e aguardam a publicação de uma Portaria Intersecretarial para fundamentar a parceria entre a SVMA e a SMSU. Ela instituirá o “Plano de Prevenção e Combate a Incêndios em Áreas Florestadas do Município de São Paulo / Operação Fogo Zero”, enquanto política pública.

“Temos observado muitos incêndios em áreas verdes, iniciados de forma aleatória, quando há seca, ou criminosa, com balões juninos e com uso de fogo de forma não segura. Nosso objetivo é proporcionar uma proteção mais consistente ao verde que nos resta, sempre pensando em salvar a vida que temos ali. Por isso, teremos muitas ações preventivas”, afirma o secretário Gilberto Natalini.