Notícias

Covid – 19: Estudantes e educadores poderão contar com tecnológicas do Google e ForEducation

Material impresso “Trilhas da Aprendizagem” está sendo enviado para a casa de mais de 1 milhão de estudantes e será a base para o aprendizado

De Secretaria Especial de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo em parceria com o Google e a Foreducation EdTech disponibilizou como forma de complementar o material impresso a solução tecnológica G Suite for Education, um conjunto de ações e ferramentas digitais gratuitas que foram especialmente desenvolvidas para Educação e que complementará os cadernos Trilhas de Aprendizagens, conteúdos pedagógicos desenvolvido pela SME para serem utilizados pelos alunos, em casa, durante o enfrentamento da pandemia de covid – 19 (coronavírus).

Mais de 1 milhão de estudantes e 80 mil professores da Rede Municipal poderão utilizar as ferramentas tecnológicas como alternativas para a realização de estudos e atividades escolares com currículo flexível, além da integração com as tecnologias digitais. Os alunos de todas as etapas (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) poderão ser beneficiados.

A implantação das ferramentas tecnológicas na Rede Municipal de Ensino ocorrerá em etapas. A primeira, que já foi iniciada, é a criação de das Contas Google Educacionais para docentes e estudantes. Na última semana foram realizadas formações técnico-pedagógicas para os profissionais de TI e gestores da SME, além de duas transmissões exclusivas para os professores da Rede Municipal.

“Nossa equipe de educadores já desenvolveu materiais pedagógicos para que os estudantes realizem atividades durante o enfrentamento da pandemia, em suas casas. A ferramenta tecnológica é um complemento para as ações que deverão ser feitas à distância. A tecnologia possibilitará maior interação entre aluno e professor neste momento de distanciamento social”, destacou o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano.

De acordo com Eduardo Gomide, diretor executivo da Foreducation EdTech, empresa responsável pela implantação do projeto, não se trata de iniciativa de educação à distância. “Nossa contribuição visa garantir que os estudantes tenham o menor impacto possível na aprendizagem. Considerando o contexto de suspensão de aulas presenciais, esta é a melhor solução, pois além de simples a utilização, contém aplicações de comunicação, produção, distribuição e recebimento de conteúdos em diversos formatos”, completa.

Para o líder do Google for Education para América Latina, Daniel Cleffi, as ferramentas do G Suite for Education poderão ajudar nas atividades educacionais e na conexão entre alunos e educadores nesse período desafiador. “O papel do Google será o de colaborar com a inovação na rede de educação do maior município brasileiro por meio de soluções tecnológicas acessíveis, que promovam maior engajamento de alunos e que tenham foco na capacitação de professores, que são os protagonistas nessa transformação”, afirma. O G Suite for Education é usado hoje como plataforma tecnológica por 120 milhões de professores e alunos no mundo todo.

Como acessar o conteúdo complementar digital

O conteúdo complementar digital produzido pelos educadores está na Conta Google Educacional do aluno. O site www.edu.sme.prefeitura.sp.gov.br conta com dois tutoriais em vídeo para ativar e acessar a Conta Google Educacional por computador e por celular. Esse também vai ser o canal de comunicação para alunos, famílias e educadores com orientações e dicas para ajudar na rotina de estudos e atividades.

Neste momento, todos os estudantes de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA já podem iniciar a ativação de suas Contas Google Educacionais. As Contas Google Educacionais para estudantes da Educação Infantil estarão disponíveis em breve.

Cadernos Trilhas de Aprendizagens

Os materiais pedagógicos “Trilhas de Aprendizagens” foram elaborados por educadores da Secretaria Municipal de Educação e acompanharão os estudantes durante o período de emergência decorrente da pandemia da covid 19 (coronavírus). Ao todo, são 14 cadernos destinados a alunos de todas as etapas de ensino, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O material chegará impresso às casas dos estudantes, via Correios, e também está disponível online no Portal da SME.

Os cadernos foram elaborados de forma que as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas escolas municipais de São Paulo possam realizar as atividades com autonomia e/ou ajuda dos familiares, por um período de até dois meses. O conteúdo respeita o que está previsto no Currículo da Cidade de São Paulo.

Para receber o material, as famílias devem preencher formulário online atualizando os dados cadastrais.

Acesse o conteúdo online dos Cadernos Trilhas de Aprendizagem.

 

Ações do documento

Vídeos

SPlica - Atendimento no Cate

Ver agenda completa