Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020

Covid-19: Programa Ambientes Verdes e Saudáveis comprova importância no enfrentamento da pandemia

Horário: 00:00
Ações comunitárias de conscientização sobre o coronavírus realizadas desde março alcançaram mais de três milhões de pessoas

Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), se mostrou fundamental no maior desafio da saúde em 2020: o enfrentamento à pandemia da covid-19. Na apresentação do balanço dos últimos quatro anos, realizada no início do mês de dezembro de forma virtual, os gestores mostraram o apoio fundamental do programa em ações comunitárias de conscientização e prevenção ao novo coronavírus.

Para quem está conhecendo agora, o PAVS tem como objetivo fortalecer a gestão intersetorial em questões ambientais com impacto sobre a saúde da população, envolvendo a promoção de atitudes voltadas à preservação, conservação e recuperação ambiental e à promoção e proteção da saúde da população.

Há 12 anos, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis foi incorporado na Estratégia Saúde da Família (ESF), na Coordenação da Atenção Básica, com o intuito de estimular novas práticas no campo da Promoção da Saúde no nível local, e fortalecer a capilaridade das ações dos Agentes Comunitários de Saúde nos seus territórios.

Ações
Na reunião festiva virtual, os gestores aproveitaram para celebrar as conquistas dos últimos quatro anos de gestão da Prefeitura e fazer um balanço geral das ações realizadas.

Entre os principais avanços, destaque para a finalização do Manual para Elaboração do Diagnóstico Socioambiental PAVS; a parceria com a Sabesp no projeto Novo Rio Pinheiros, que colaborou para que o esgoto de 83.929 domicílios deixasse de ser despejado no Rio Pinheiros; e as ações comunitárias, que foram fundamentais no combate à pandemia de Covid-19.

Saiba mais sobre o PAVS

As ações comunitárias do PAVS representam um importante apoio no enfrentamento da pandemia na capital. Os agentes atuam na conscientização e medidas de prevenção, que em primeiro momento foi focada nas áreas com população mais vulnerável e agora terá também como foco os jovens e outros domicílios.

O PAVS está presente hoje em 324 unidades de saúde e possui 125 projetos em andamento. De 2017 até novembro de 2020, foram realizadas 88.265 ações coletivas ambientais, 289.790 visitas domiciliares ambientais e 270.614 ações contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. O resultado se reflete nas mais de 1,470 milhão de pessoas alcançadas.

Durante a atual gestão, mais regiões passaram a contar com agentes de promoção ambiental (APA) e gestores locais. O avanço é resultado da ação efetiva dos demais APAs, reconhecida pela Secretaria da Saúde como um fortalecedor do trabalho da Atenção Básica.