Sexta-feira, 29 de Maio de 2020 | Horário: 12:53

Covid-19: Prefeitura realiza ações de conscientização em Sapopemba

Distribuição de máscaras, dispersão de grupos e orientação a comerciantes fazem parte da iniciativa

A Prefeitura, por meio da Subprefeitura de Sapopemba, tem realizado ações nos principais pontos de aglomeração da região nos fins de semana, para evitar a proliferação da covid-19, conforme recomenda o decreto da quarentena. Estas operações serão feitas até 7 de junho.

Existem em Sapopemba quatro locais de agrupamento e carros estacionados com som alto nas ruas Inocêncio de Góes, Josef Labor, Lírio do Vale e na avenida Dr. Frederico Martins da Costa Carvalho.

A estratégia proposta pelo subprefeito Christian Lombardi, e adotada pela e PM e GCM, foi a de ocupar os espaços antes dos jovens, fechar todos os bares em desacordo com a legislação municipal e guinchar e multar veículos que insistirem em parar em local proibido ou que liguem som alto. Uma base móvel da PM fica estacionada nas madrugadas na rua Lírio do Vale.

Participam destas ações de orientação cerca de 50 agentes (entre funcionários da subprefeitura, PM e GCM), viaturas policiais, bases móveis da PM, carro de som, guincho e caminhão para remoção de objetos deixados nas ruas como tambores de metal para bloquear as passagens, por exemplo.

De acordo com o subprefeito Lombardi, no primeiro dia a operação parecia uma brincadeira de gato e rato. "A gente ia em um ponto e ele esvaziava. Depois que deixávamos os locais, alguns jovens voltavam a ligar o som e a circular. Quando eles começaram a perceber que as ações não eram policiais, mas de prevenção de contágio numa pandemia, tudo mudou e eles passaram a colaborar, ficando em casa. Já não temos aglomerações, funk nas ruas ou fluxos", disse.

Até o momento, durante as atividades foram distribuídas quatro mil máscaras descartáveis para os moradores e 45 bares, tabacarias e adegas orientados a fechar.  Um dos bares  sofreu interdição.

Subprefeituras

Desde 2002, com a aprovação da lei 13.399, a cidade de São Paulo passou a contar com as Subprefeituras.

As 32 Subprefeituras são “pequenos municípios” e têm o papel de receber pedidos e reclamações da população, e solucionar os problemas apontados, criando um canal mais próximo da administração municipal com a população de cada região. Elas cuidam da manutenção do sistema viário, da rede de drenagem, limpeza urbana, vigilância sanitária e epidemiológica, entre outras responsabilidades.