Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2021 | Horário: 21:02

Covid-19: Prefeitura antecipa início da vacinação dos idosos 90+ na capital

Com UBS já abastecidas para imunizar pessoas dessa faixa etária, prefeito Bruno Covas determinou que ação seja iniciada nesta sexta-feira, dia 5/02

O prefeito Bruno Covas determinou, uma vez que todas as 468 UBS (Unidades Básicas de Saúde) estão abastecidas para vacinar idosos com 90+, que vacinação para esse público seja antecipada de segunda-feira, dia 08/02, para esta sexta-feira, dia 05/02.

Nessa etapa do plano de imunização, serão vacinados cidadãos com idade igual ou superior a 90 anos. Também terá início a vacinação domiciliar, para a mesma faixa etária, de pessoas que tiverem restrição de mobilidade.

A orientação é que o idoso 90+ vá até a UBS mais próxima de sua residência e apresente o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a carteira de vacinação e o Cartão SUS, se tiver. Deverão ser seguidos todos os protocolos sanitários vigentes, como distanciamento físico, uso de máscara, higienização com álcool em gel. Para evitar aglomerações, a orientação é que os idosos dependentes sejam acompanhados por apenas uma pessoa.

As UBS podem ser localizadas por meio do link a seguir: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/ .

Drive-trhru – Na segunda-feira (8), além de toda a rede municipal de saúde, também serão disponibilizados cinco locais em que os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro, no sistema drive-thru, e em quatro centros-escolas do município. A vacinação nos drive-thrus ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas UBSs e nos centros-escolas, das 7h às 19h.

Na capital, os postos de drive-thru serão montados nos seguintes locais:

1. Praça Charles Miller - Estádio do Pacaembu (zona oeste)
2. Neo Química Arena Corinthians (zona leste)
3. Autódromo de Interlagos - rua Jacinto Júlio, Portão EHN (zona sul)
4. Centro de Exposições do Anhembi - rua Olavo Fontoura, portão 38 (zona norte)
5. Igreja Boas Novas - rua Marechal Malet, 611, Parque da Vila Prudente (zona leste)

Os quatro centros-escola ficam nos seguintes endereços:

Centro-Escola Barra Funda
Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283

Centro-Escola Vila Mariana
Rua Ambrosina de Macedo, 94

Centro-Escola Geraldo de Paula Souza
Av. Dr. Arnaldo, 925

Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã
Av. Vital Brasil, 1.490

Os idosos com dificuldade ou incapacidade de locomoção atendidos pelo Programa Saúde da Família (PSF) serão vacinados em suas casas.

O município já vacinou 24.171 idosos, sendo 14.371 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 9.800 institucionalizados em outros locais.

A campanha de imunização contra a Covid-19 na capital é realizada de acordo com a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde, seguindo etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação do Governo de São Paulo.

Na terça-feira (11) terá início a vacinação dos profissionais de saúde autônomos com idade acima de 60 anos.

Pré-cadastro no site Vacina Já – Os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha pode realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro economiza 90% no tempo de atendimento para imunização, evitando aglomeração nos locais.