Sábado, 16 de Maio de 2020

Covid-19: Prefeitura amplia oferta de serviços para pessoas em situação de rua

Horário: 00:00
Além da abertura de equipamentos emergenciais 24h, têm sido disponibilizados banheiros, kits de higiene e refeições. Equipes de assistência social também têm orientado esse público

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS),  estabeleceu várias ações para acolhvolvimento e ampliou a oferta de serviços nos quais as pessoas em situação de rua têm acesso a refeições, banheiros, kits de higiene e orientações durante este período de pandemia de covid-19, doença provocada pelo coronavírus. Oitos equipamentos emergenciais com funcionamento 24h foram criados, totalizando 680 novas vagas. O último foi inaugurado em Guaianases, em 29 de abril. Os Centros de Acolhida têm suas estruturas higienizadas constantemente e mantidos com as janelas abertas. As camas também foram colocadas em distância segura.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)  disponibilizou funcionários para fornecer orientações sobre a higienização das mãos e distribuir sabonetes nos pontos das pias comunitárias instaladas na cidade, com a distribuição de 3.600 kits de higiene em parceria com a iniciativa privada. A secretaria recebeu também doação de 180 mil sabonetes em barra e 78 mil frascos de sabonete líquido para distribuir nos serviços da rede.

A região da Luz também ganhou um Núcleo de Convivência de caráter emergencial, servindo 200 refeições à população local (almoço e café da tarde). A região do Cambuci também recebeu uma unidade com capacidade para café da manhã, almoço e café da tarde para 200 pessoas. A rede conta com dez núcleos de convivência, com 3.172 vagas. Os núcleos de convivência da Sé, Prates, Porto Seguro, Complexo Boracea e na Rua Helvétia tiveram seus contratos aditados para oferecer mais 1.260 vagas.

Por meio das secretarias de Turismo e Assistência e Desenvolvimento Social também foram instalados chuveiros e banheiros na região central, com 120.438 atendimentos desde a inauguração, em 4 de abril. A Secretaria Municipal de Saúde informa que, até a presente data, foram registrados 20 óbitos decorrentes da covid-19, entre as pessoas em situação de rua.