Quinta-feira, 16 de Abril de 2020

Coronavírus: escola de samba produz e doa máscaras a profissionais da saúde

Horário: 00:00
Integrantes da Escola de Samba Unidos de Vila Maria oferecem colaboração para produzir máscaras de proteção para os profissionais da saúde

Unir forças e produzir máscaras de proteção para os profissionais de saúde, durante este período de pandemia de covid-19, doença provocada pelo coronavírus. Foi esta a iniciativa dos integrantes do Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria, que tem sede localizada na Zona Norte. O presidente da agremiação, Adílson José de Souza, entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, e colocou a escola à disposição da Prefeitura.

"A Vila Maria tem samba, carnaval e responsabilidade social. Faz parte da nossa formação ajudar ao próximo. Por isso, nos colocamos à disposição da Prefeitura para produzir estas máscaras e colaborar com os profissionais da área da saúde. Este é um momento que precisamos ter calma e paciência. Devemos nos cuidar e fazer o mesmo com nossos familiares e amigos", afirmou Souza.

A iniciativa contou com a colaboração do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), por meio da presidente da instituição, Renata Pedro, que doou o material para a confecção de máscaras N-95. Trata-se de um acessório de tecido em formato de círculo, que lembra uma pequena planície branca. Possui elásticos nas laterais, para serem colocados em torno das orelhas, e uma tira de metal em conformidade com os contornos do nariz. Seu exterior é feito de algodão bruto e papel poroso e sua camada média é composta por látex. Uma máscara N95 é eficaz para reduzir as chances de contrair doenças transmitidas pelo ar.

'Levamos o material para a escola de samba, fizemos as adaptações necessárias no local e eles estão cuidando da produção", conta Ana Paula Lima Urbano, enfermeira da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Aprenda a fazer sua própria máscara

Você quer fazer sua própria máscara, de forma prática e sem precisar usar a máquina de costura? Clique aqui e siga o passo a passo da confecção com a artesã Eliane Marques dos Santos, do programa Mãos e Mentes Paulistanas. Atenção:  máscaras de tecido devem ser trocadas a cada duas horas, higienizadas com água sanitária e não podem ser compartilhadas!