Quinta-feira, 28 de Maio de 2020 | Horário: 16:52

Covid-19: equipes da Prefeitura orientam moradores da região Mooca/Aricanduva

Agentes e profissionais da UBS Vila Nova York levam dicas de prevenção e higiene para as áreas mais vulneráveis dessas localidades

As equipes da Prefeitura estão nas ruas para orientar a população sobre o distanciamento social para diminuir a propagação do coronavírus e na região Mooca/Aricanduva não é diferente. Naquela localidade os profissionais da Unidade Básica de Saúde Vila Nova York têm levado dicas de prevenção e higiene para os moradores de áreas vulneráveis de forma lúdica e divertida semanalmente, com a Blitz da covid-19.

A gerente da UBS, Lilian Costa, explica como ocorre a atividade. “Vemos a importância de implementar essas ações simples, e que nos trazem muitos resultados na contenção da pandemia, que são lavar as mãos, usar máscara e, para quem pode, ficar em casa

Os agentes de saúde traçam as áreas mais vulneráveis de informação de prevenção e onde novos casos estão surgindo durante suas visitas diárias. Na sequência, informam a equipe da UBS sobre a necessidade de uma blitz no local.

“Nos sentimos acolhidos por parte da comunidade. Existe um vínculo entre os agentes e os moradores. Acreditamos que, a partir dessa ação, eles ficam sensibilizados e nos ajudam a diminuir os números”, afirma Gisele Ferreira, gestora em Saúde Ambiental da Região Mooca/Aricanduva.

As instruções são bem-vindas pelas pessoas. Uma delas é a diarista Marta Francisco França.

“Temos que nos proteger com máscara e lavar as mãos. A ação de vocês é muito bonita e eu espero que todo mundo use, para poder acabar essa epidemia”, enfatiza.

Máscaras

Durante as ações, as equipes distribuem máscaras de tecido para as pessoas que ainda não as possuem.

“Traçamos uma ação estratégica para chegar até essas comunidades e levar informação e máscaras para aqueles que não têm condição de compr´s-las. É todo mundo contra a covid”, diz Gisele Ferreira.