Notícias

Covid-19: confira as atividades do “Dia D” de higienização

Durante a ação, que foi realizada sábado (9) e contou com 1.152 agentes de limpeza, foram utilizados 17.6 mil litros de hipoclorito de sódio

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde e das Subprefeituras (SMSUB), além da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), realizou no último sábado (09) operação especial de limpeza para combater a covid-19, doença provocada pelo coronavírus na cidade. Mais de 800 endereços, no entorno de estabelecimentos e serviços públicos de saúde, receberam higienização e limpeza das vias. Ao todo, 1.152 agentes participaram da ação, que coletou 30.6 toneladas de resíduos e utilizou 17.6 mil litros de hipoclorito de sódio. 

Para limpeza das ruas foram utilizados 761m³ de água de reúso, 8 mil litros de desinfetante bactericida, sabão e cloro. A ação cobriu as 32 subprefeituras do município, incluindo locais com grande circulação de pessoas como estações de trem e metrô, terminais de ônibus e prontos-socorros municipais, entre outros. As 99 equipes de limpeza, que foram distribuídas por diversos pontos da capital, utilizaram cerca de 179 veículos de lavagem.

A operação de higienização já ocorre diariamente na cidade, em 673 endereços. Em dois turnos, mais de 880 agentes realizam a limpeza das vias em 170 endereços próximos a hospitais, 362 vias com grande circulação de pessoas e pontos de ônibus, 54 estações de metrô, 47 estações de trem e 40 terminais de ônibus.

Foto: Matheus Narcizo/SECOM

Sobre a AMLURB

Em 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo.  A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo, e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo. 

Entre os serviços públicos prestados estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das ruas, viadutos, praças e túneis, assim como capinação e roçada do leito de ruas, coleta de resíduos domiciliares até 200 litros, de resíduos da construção civil (RCC) até 50 kg; de restos de móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho) e de resíduos de serviços de saúde e coleta seletiva (recicláveis).

Leia também:

Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura

Ações do documento