Terça-feira, 14 de Abril de 2020 | Horário: 09:50

Covid-19: comunidades da Zona Oeste recebem cestas básicas

Produtos foram doados pela iniciativa privada e organizações da sociedade civil

A Prefeitura de São Paulo está atendendo as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social na Zona Oeste da capital com diversas ações promovidas pela Subprefeitura Lapa em parceria com outros órgãos públicos da região, em decorrência da pandemia da covid-19.

Mais de mil famílias já receberam cestas básicas em ações realizadas nas comunidades Areião, na região do distrito do Jaguaré, Madeirite, do Nove e da Linha, na Vila Leopoldina, e moradores da Vila Jaguara. Produtos de higiene pessoal e material de limpeza também foram entregues aos mais necessitados. Nos próximos dias, as equipes visitarão a favela do Razo, no distrito do Jaguara.

Foto: Arquivo/Subprefeitura Lapa

De acordo com o subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos, o objetivo é atender aqueles que mais precisam de atenção neste momento. “Idosos e pessoas com doenças crônicas são prioridade e procuramos atendê-los em suas próprias residências. Importante ressaltar que um trabalho de cadastramento das famílias está sendo realizado, a fim de garantirmos que as doações cheguem a todos”, explicou.

Os produtos foram doados pela iniciativa privada e organizações da sociedade civil, por meio das frentes que lidam diretamente com a área social nas regiões, entre elas, as coordenadorias regionais de Saúde, Social e Subprefeituras.

Outras 500 cestas básicas foram entregues por meio de uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), após doação do grupo Carrefour. Os itens foram entregues às entidades assistenciais cadastradas no Banco de Alimentos da SMDET. Os pacotes continham alimentos não perecíveis, como café em pó, arroz, feijão, farinha, açúcar, pão, óleo de cozinha e biscoitos.

“Essa foi uma ação de grande valor. Toda ajuda é bem-vinda nesse momento. Convido todos os comerciantes, empresários e sociedade civil da nossa região a fazer o mesmo. Vamos juntos vencer essa batalha”, reforça o subprefeito.

Programa Cidade Solidária

O Programa Cidade Solidária, criado pela Prefeitura de São Paulo, une entidades organizadas da sociedade civil a uma rede de solidariedade. O objetivo é ajudar quem mais precisa e estimular a solidariedade, de maneira que a população seja convocada para colaborar com as doações, sejam elas de cestas de alimentos, produtos de limpeza ou higiene pessoal.

Para isso, oito drive-thrus foram organizados como pontos de arrecadação para facilitar e manter em segurança a vida dos doadores. Durante as entregas não é necessário sair do carro e as equipes coletoras recebem os alimentos portando máscaras, luvas e mantendo o distanciamento do doador.

A relação com os locais para doação pode ser acessada aqui.