Terça-feira, 21 de Abril de 2020 | Horário: 11:51

Covid-19: Comitê garante direitos e ações para tratar população em situação de rua

Prefeitura desenvolve diversos trabalhos para atender essa parcela vulnerável contra o coronavírus na capital

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, informa que as reuniões de trabalho do Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê PopRua) estão ocorrendo semanalmente, por meio de plataformas virtuais, com a participação dos conselheiros da sociedade civil e de governo. As discussões têm sido voltadas para a garantia de direitos da população em situação de rua no contexto específico da pandemia. Devido ao coronavírus, as reuniões presenciais estão suspensas.

Diversas ações têm sido tomadas para atender à população de rua na capital, como o aumento de vagas em centros de acolhida, instalação de pias e banheiros para higienização da população. As abordagens de assistentes sociais foram intensificadas e, nesse contato diário, os profissionais reforçam os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo coronavírus e convidam as pessoas para se dirigirem a um equipamento público. A Prefeitura criou sete novos equipamentos emergenciais, com funcionamento 24h, abrindo 594 novas vagas para pessoas em situação de rua.

No Núcleo de Convivência da Luz foram instalados banheiros para os usuários. Há também banheiro montado na Rua General Osório e pias para higienização foram instaladas próxima à Praça Isabel. Um caminhão da Sabesp está fornecendo água para todos. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) está distribuindo, em média, 400 kits de higiene aos usuários das 11 pias semanalmente.

A distribuição é realizada por assistentes sociais do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e cada kit contém dois sabonetes, duas escovas de dentes e um creme dental. O usuário também é orientado sobre o manuseio correto do kit, que é de uso pessoal, assim como é orientado quanto à forma correta de manter a higiene pessoal.

Além disso, a Prefeitura lançou a Ação Vidas no Centro, realizada pelas Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Turismo. De 4 a 16 de abril foram realizados 49.032 atendimentos nas 7 estações de banho e banheiros localizadas no Triângulo SP e Centro Histórico. A média diária é de 3.000 atendimentos. Também foi lançado o programa Cidade Solidária, com o objetivo de unir o poder público e a sociedade civil para atender às pessoas em situação de vulnerabilidade: