Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2021

Coronavírus: vacinação em drive-thru está disponível em 84 UBSs da capital

Horário: 00:00
Sistema sem sair do carro já faz parte das campanhas de imunização realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde

Cinco postos para a vacinação exclusivamente em sistema drive-thru foram abertos na capital paulista na segunda-feira (8). Mas, sem sair do carro, também é possível receber as doses da vacina contra a covid-19 em 84 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todas as regiões de São Paulo.

CONFIRA AQUI A LISTA DAS UBS COM SISTEMA DRIVE-THRU

O modelo já é usual no atendimento da rede de atenção básica para pacientes com mobilidade reduzida e foi intensificado com a pandemia. No ano passado, a campanha contra o vírus Influenza ou a vacinação da gripe teve este formato para manter a segurança e o distanciamento social, essenciais no combate ao coronavírus.

A experiência bem-sucedida já é adotada novamente numa diretriz do Plano Municipal de Imunização (PMI). Vale ressaltar que nesta etapa do plano estão sendo vacinados idosos com idade igual ou superior a 90 anos e profissionais da saúde a partir de 60 anos. Os idosos com dificuldade ou incapacidade de locomoção atendidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) serão vacinados em suas casas.

Além dos cinco postos no sistema drive-thru - Anhembi, Arena Corinthians, Autódromo de Interlagos, Igreja Boas Novas, na Vila Prudente, e o Estádio do Pacaembu -, a vacinação na capital ocorre em todas as 468 UBSs da rede municipal de saúde e em mais três centros-escolas do município. Para saber qual é a UBS mais próxima da sua residência, basta acessar o site Busca Saúde.

Profissionais da saúde com 60 anos ou mais

Nesta terça-feira (9) teve início a vacinação de profissionais de saúde com mais de 60 anos. Os trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde (hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais).

Os idosos ou profissionais de saúde que integram o público previsto nesta etapa da campanha devem realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a covid-19 no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).

A ferramenta ajuda a agilizar o processo, pois economiza 90% no tempo de atendimento para imunização, evitando aglomeração e filas nos locais. Ou seja, ao invés de demorar dez minutos, o processo pode durar apenas um minuto.

O pré-cadastramento não é um agendamento e também não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão.

A campanha de imunização contra a Covid-19 na capital é realizada de acordo com a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde, seguindo etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação do Governo do Estado de São Paulo.

A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL

468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Horário: De segunda a sexta, das 7h às 19h
Os endereços das unidades podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde