Segunda-feira, 16 de Março de 2020 | Horário: 13:07

Coronavírus: Transportes cria Grupo de Trabalho com empresas de ônibus

Objetivo é discutir ações e tomar medidas de prevenção contra o coronavírus no transporte público

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da SPTrans, determinou a criação de um Grupo de Trabalho permanente com todas as empresas de ônibus da cidade de São Paulo para discutir ações e tomar medidas de prevenção contra o coronavírus no transporte público. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou como pandemia a circulação do novo vírus causador da COVID-19. A transmissão já ocorre regionalmente no Brasil, e é necessário adotar medidas para conter a disseminação da doença.

Dessa forma, a Prefeitura recomenda:

- Nos banheiros dos terminais, a limpeza seja feita com maior frequência;
- Reforço nas mensagens sonoras de prevenção emitidas nos 31 terminais de ônibus da cidade (o que está sendo feito desde sexta-feira, 13/3);
- Jornal do Ônibus com informativo sobre dicas de prevenção ao coronavírus (nos ônibus desde 6/3);
- Reforço na limpeza e higienização dos ônibus, em especial nos pontos de contato com as mãos dos usuários, como balaústres e pega-mão;
- Orientação para que motoristas de ônibus, cobradores e demais funcionários de operadoras de ônibus reforcem seus cuidados pessoais, lavando sempre as mãos a cada viagem realizada;
- Idosos que são considerados grupos de risco, se puderem, devem evitar usar transporte público no horário de pico, quando há maior aglomeração de pessoas.

Motoristas de táxi e Aplicativos

- Lavar as mãos com frequência;
- Higienizar o interior dos carros, e também as maçanetas internas e externas, periodicamente ao longo do dia;
- É recomendável andar com as janelas abertas para ventilação.

Orientações gerais de cuidados pessoais

- Quando tossir ou espirrar, não cubra com a mão. Use a parte interna do braço;
- Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso;
- Lave as mãos frequentemente e de maneira completa com água e sabão;
- Utilize álcool em gel na impossibilidade de lavar as mãos sempre que tiver contato com superfícies de uso comum;
- Evite tocar com as mãos os olhos, nariz e boca;
- Evite aglomerações ou locais pouco arejados;
- Evite contatos próximos desnecessários, como o tradicional aperto de mãos;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal;
- Substitua reuniões por conferências eletrônicas sempre que possível;
- Mantenha seu ambiente de trabalho limpo e desinfete itens de uso compartilhado.

A Prefeitura de São Paulo está trabalhando em diversas frentes para proteger todos os cidadãos que moram ou circulam em São Paulo e conta com a colaboração de todos. Para mais orientações sobre como agir para conter o novo coronavírus, acesse: https://tinyurl.com/vtrst3b.