Terça-feira, 26 de Maio de 2020

Covid-19: Terminais João Dias e Capelinha recebem sanitização

Atividade fortalece as ações de proteção à população neste período de pandemia
1661788-Higienização em Terminais de Ônibus

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e SPTrans, realizou segunda-feira (25) ação de sanitização nos Terminais João Dias e Capelinha. Os dois locais foram escolhidos devido ao número alto de casos de covid-19 na Zona Sul

“A sanitização é um processo que nós utilizamos para diminuir a carga de vírus no ambiente, de tal modo que a gente possa guardar a saúde das pessoas que frequentam esses terminais da SPtrans”, explica Gladyston Costa, biólogo da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ).

A estratégia é intensificar as ações de proteção à população contra a covid-19, doença provocada pelo coronavírus, também em outros terminais de grande circulação.

O processo é feito por agentes de endemia utilizando pulverizadores costais, o mesmo equipamento usado no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre amarela urbana, zika e chikungunya, doenças chamadas de arboviroses. Durante a ação, uma mistura de água sanitária (hipoclorito de sódio) com água é usada nos pulverizadores, formando um agente ativo na desinfecção e limpeza extremamente capaz de eliminar o vírus da covid-19.

“O coronavírus tem uma camada de gordura e proteína que envolve sua cápsula e o hipoclorito de sódio é capaz de retirar essa proteção do vírus, deixando-o inativo. Desta forma, as pessoas não serão contaminadas”, completa o biólogo Gladyston Costa.

A não prejudica a circulação dos cidadãos que utilizam o terminal, por ser realizada sempre em horário de menor fluxo de pessoas.