Quinta-feira, 6 de Fevereiro de 2020 | Horário: 18:07

Coronavírus: Saúde Municipal capacita educadores

Ação da Prefeitura envolve 150 professores e funcionários de escolas municipais

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove nesta sexta feira (7), das 09h às 12h, capacitação sobre o coronavírus para 150 profissionais das cinco Diretorias Regionais de Educação (DRE) da capital. A proposta é disseminar as principais informações sobre a doença nas escolas da capital. O evento acontece na sala multiuso da sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), organizado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA).

O coronavírus (CoV) faz parte de uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

O treinamento incluirá informações como situação epidemiológica, manejo clínico, biossegurança, dúvidas sobre o coronavírus e recomendações técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde.  A intenção é que os profissionais em treinamento disseminem as informações sobre as melhores práticas a serem adotadas em casos suspeitos. A Prefeitura de São Paulo está monitorando o tema desde o início de janeiro, quando iniciou a capacitação de funcionários da rede municipal de saúde.

Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) notificou casos de pneumonia de causa desconhecida ocorridos na cidade de Wuhan, na região central da China onde houve a detecção de um novo coronavírus (2019-nCov). Trata-se de uma nova cepa que ainda não havia sido identificada em humanos.

Até o momento, não há caso confirmado da doença nem em São Paulo, nem no Brasil. O coronavírus é uma doença infecciosa aguda emergente, que pode evoluir com complicações e óbitos.

Na última terça-feira (4), a COVISA reuniu mais de mil servidores e parceiros que atuam na saúde para transmitir informações gerais sobre a doença e capacitar a rede de assistência à saúde, desde o atendimento primário ao terciário, urgência e emergência. Na segunda-feira (10), mais um treinamento será oferecido para mais 500 profissionais da saúde. O encontro acontece no Campus da UNINOVE, na Avenida Francisco Matarazzo, 364, Zona Oeste, da capital.

Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), também realiza desde quarta-feira (5) uma ação de vacinação contra a poliomielite e sarampo em estabelecimentos municipais de ensino de São Paulo.  O público-alvo da ação é formado por crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade e a estratégia pretende elevar a cobertura vacinal contra a pólio e imunizar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo, visando controlar o aumento no número de casos da doença nesta faixa etária.

Coronavírus: Saúde Municipal capacita educadores
Data: Amanhã, Sexta-feira (7/2), das 9h às 12h