Quinta-feira, 23 de Abril de 2020

Coronavírus: Saiba como higienizar os brinquedos das crianças

Horário: 00:00
Além da limpeza, outro ponto importante para os pais ou responsáveis consiste na organização

Muitas crianças acabam não diferenciando os objetos limpos ou sujos na hora de brincar, ficando suscetíveis a doenças e infecções. Com os pequenos em casa, é comum ter brinquedos espalhados por diferentes cômodos, e até no banheiro. Além da organização, outro ponto importante para os pais ou responsáveis consiste na limpeza desses produtos.

“Se você tem alergia ou asma, deve ter poucos enfeites, carpetes, cortinas e brinquedos de tecido em casa, uma vez que esses materiais acumulam poeira”, explica o médico Gustavo Prado, pneumologista da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor).

Mãe de três meninos, Ana Carolina Santos também lembra os pais que é muito importante verificar se o brinquedo possui certificado do INMETRO e se ele tem a faixa etária recomendada para o seu filho, na hora de comprar. "É sempre bom dar uma olhada nisso, se você for pai ou mesmo se for dar de presente para alguma criança. As vezes é bom esperar até que eles tenham a idade certa para brincar, por já entenderem que certas peças não podem ir a boca, por exemplo", disse.

O ideal é que os adultos higienizem os brinquedos a cada 15 dias para evitar complicações relacionadas à saúde das crianças. A limpeza dos itens infantis é crucial para que a brincadeira seja segura e saudável, além de aumentar a vida útil dos brinquedos.

“Antes de mais nada, é preciso que o produto respeite regras básicas de segurança. Assim, pode-se comprar o brinquedo dos sonhos das crianças sem colocar a saúde delas em risco”, diz Sérgio Sarrubo, diretor técnico do Hospital Infantil Darcy Vargas.

Cada tipo de material merece um cuidado diferente. Uma opção pode ser convidar os filhos para participar da higienização. Assim, os responsáveis ensinam os pequenos sobre a necessidade de cuidar dos próprios pertences e ainda passam um tempo a mais com eles.

Tipos de materiais

• Plástico ou borracha: coloque os brinquedos de molho em água morna com vinagre ou detergente. Em seguida esfregue a sujeira.
  • Brinquedos com apito (exceto eletrônicos): Lave com um pouco de água e sabão. Não os coloque de molho ou em água corrente, pois podem parar de fazer barulho.
  • Metal: é preciso ter cuidado em não deixar a peça úmida, uma vez que ela pode enferrujar. Para limpar, utilize pano com álcool, para que a umidade evapore mais rápido.
  • Brinquedos de banho: para evitar mofo e fungos, após a hora do banho seque os brinquedos cautelosamente e tire-os do banheiro, pois o ambiente continua úmido por muito tempo.