Sexta-feira, 20 de Março de 2020 | Horário: 15:48

Coronavírus: Quarentena é fundamental para controle da doença

Nesta sexta-feira (20), autoridades fizeram um apelo para que toda população fique em casa

Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul, nesta sexta-feira (20), autoridades fizeram um apelo sobre a importância da quarentena para o controle do COVID-19, também conhecido como Coronavírus.

“Isolamento social não é férias. Não é o momento de viagem, não é o momento de andar no parque, não é o momento de confraternização. O quanto mais as pessoas puderem ficar em casa não é mais apenas um ato de higiene, mas um ato humanitário, de respeito ao próximo, de respeito à família, aos amigos, aos conhecidos. É importante insistir nessa tecla. Só com isso vamos passar melhor por essa pandemia. O isolamento social não é motivo para festejar”, enfatizou o prefeito Bruno Covas.

Na manhã de hoje, entrou em vigor na cidade de São Paulo o decreto que veda o funcionamento do comércio na cidade para atendimento presencial até o dia 5 de abril deste ano. De acordo com a medida, fica autorizada apenas a manutenção dos serviços administrativos e a realização de vendas por meio de aplicativos, internet ou instrumentos similares.

O governador João Doria também lembrou os cuidados que devem ser tomados com a população mais idosa. “Protejam as pessoas com mais de 60 anos. Dê a elas o carinho, a proteção e não permitam que saiam das suas casas. Esta é a orientação dos médicos e uma prova de carinho".

Para o infectologista e coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, David Uip, as medidas de restrição, como as que foram adotadas, são fundamentais para retardar a evolução do vírus, diminuindo assim o número de infectados em todo o país. De acordo com as projeções dos infectologistas que atuam no Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, o pico do número de infectados deve acontecer entre os meses de abril e maio.

“Eu entendo que com as medidas tomadas pelo prefeito e pelo governador, isso vai ser conseguido.Nós temos hoje uma restrição de idas e vindas estimada em 60%, conforme informações da Vigilância Sanitária, e isso é muito importante, pois você conseguindo retardar o pico, você não sobrecarrega o sistema de saúde. Uma estratégia, adotada em muitos países, que estamos adotando aqui”, destacou  o médico.

Acesse também:
Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura