Notícia na íntegra

Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2021

Coronavírus: Prefeitura de São Paulo divulga resultados de novos estudos realizados com a população da capital

Horário: 00:00
Aulas presenciais serão retomadas em fevereiro com base nos resultados dos estudos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgou os resultados do primeiro inquérito sorológico realizado com a população da capital no ano de 2021 e do estudo de sororreversão (retestagem da população), realizado com pessoas que já haviam participado do inquérito sorológico em 2020.

Inédito no Brasil, o estudo de sororreversão teve como objetivo estudar se houve queda de anticorpos, nos casos com exame  sorológico reagente no inquérito sorológico para a infecção pelo SARS-COV-2. 

O público indicado para a retestagem foi formado por 1.097 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus nas fases 0,2,4 e 6 do inquérito sorológico promovido pela SMS em 2020. A retestagem foi feita com 730 pessoas que aderiram ao estudo, das quais 707 foram efetivamente testadas, seguindo o mesmo método de teste utilizado nos inquéritos sorológicos anteriores. Desse total, o estudo apontou que 556 pessoas mantêm anticorpos para o coronavírus e 151 não apresentaram anticorpos.

O estudo apontou que a taxa de sororreversão na cidade foi de 21,4%. “Na retestagem não foram encontrados anticorpos em um quinto da população”, explicou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

A pesquisa também observou que a taxa de sororreversão (26%) é maior em pessoas que não referiram sintomas. Em relação a idade das pessoas testadas, não houve diferença na sororreversão.

Durante a coletiva de imprensa também houve a divulgação dos resultados do primeiro Inquérito Sorológico com moradores da capital em 2021. Clique aqui e saiba mais.

CONFIRA A APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DOS ESTUDOSErrata: Na página 22 da apresentação, onde se lê "30% assintomáticos", a informação correta é "36,1% assintomáticos", conforme lâmina anterior (página 21).

Leia também

Coronavírus: Prefeitura de São Paulo divulga resultados de novos estudos realizados com a população da capital
Educação: aulas presenciais serão retomadas em fevereiro

 


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn