Segunda-feira, 20 de Abril de 2020 | Horário: 04:00

Coronavírus: passeios com cães devem ser evitados

Caso a pessoa necessite sair de casa com o seu cachorro, alguns cuidados importantes devem ser adotados.

Durante o período de isolamento social, o cidadão deve evitar sair de casa. No entanto, caso seja necessário sair de casa com o cachorro de estimação, alguns cuidados importantes devem ser adotados.

"Nós sabemos que alguns cães estão acostumados e só fazem as suas necessidades fora de casa, na hora do passeio. Em tempos de coronavírus todos nós precisamos nos adaptar", disse a coordenadora da Saúde e Proteção do Animal Doméstico (COSAP) do município, Analy Xavier.

Confira abaixo algumas dicas para saídas rápidas separadas pelos agentes da Cosap para seguir, se o seu cão está com saudades "do matinho":

• Não é passeio. Por isso, seja rápido e objetivo;
  • O pet deve ser conduzido por apenas um responsável;
  • Não esqueça do saquinho para recolher a caca, que depois de usado deve ser jogado no lixo (e não deixado em algum cantinho);
  • Na volta, higienize as patinhas com água e sabão (apropriado para cães);
  • Seque bem entre os dedos, para evitar fungos e bactérias;
  • Aproveite em casa os momentos de carinho e amor ao lado do seu cãozinho ou gatinho.

Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há evidência de que animais de estimação possam transmitir a covid-19 (doença provocada pelo coronavírus). Não acredite em fake news: proteja, cuide e não abandone.