Terça-feira, 17 de Março de 2020 | Horário: 12:05

Coronavírus: Conheça as principais dicas de prevenção

Cuidados simples podem ser adotados no seu dia a dia

Você sabia que cuidados simples podem ser adotados na prevenção do COVID-19, também conhecido como coronavírus. A doença inicialmente se manifesta como um resfriado comum. Por isso, os cuidados básicos de prevenção à gripe podem ser adotados, como:

• Cobrir a tosse (se possível não utilizando as mãos)
  • Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso
  • Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir os espirrar (se possível não utilizando as mãos)
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão
  • Evite aglomerações ou locais pouco arejados
  • Evite tocar olhos, nariz e boca.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal.

Clique aqui e abra o cartaz com as principais informações

Veja como lavar as mãos corretamente:

Coronavírus
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Os coronavírus (CoV) fazem parte de uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais, conhecidos desde meados dos anos 1960. Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) notificou casos de pneumonia de causa desconhecida, ocorridos na cidade de Wuhan, no região central da China onde houve a detecção de um novo coronavírus (2019-nCov), uma mutação do vírus que ainda não havia sido identificado em humanos.

Sintomas

• Febre
  • Sintomas respiratórios: tosse e dificuldade para respirar
  • Histórico de viagem conforme ilustração abaixo (14 dias antes do início dos sintomas) ou contato com caso suspeito para coronavírus.

Manifestações Clínicas

Os coronavírus humanos comuns causam infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.

Período de incubação
De 2 a 14 dias

Período de Transmissibilidade
De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.

Modo de Transmissão
De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo* de pessoa a pessoa.

Definição de contato próximo: Qualquer pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família; que tenha tido contato físico com o paciente; tenha permanecido no mesmo local que o paciente doente (ex.: morado junto ou visitado).

Saiba mais:
Situação de Emergência: Prefeitura de São Paulo adota medidas para evitar disseminação do coronavírus
Liberada a circulação em período integral de veículos de carga de algumas categorias
Alunos do Programa Imprensa Jovem fazem vídeos para ajudar a combater pandemia de coronavírus
Prefeitura interrompe funcionamento de estabelecimentos comerciais
SPTrans reduz o acesso aos atendimentos presenciais do Setor de Protocolo e Ouvidoria
Praça de Atendimento do Departamento Fiscal é fechada
SPTrans amplia serviços no agendamento online para Bilhete Único
SPTrans suspende as cotas de gratuidade e meia tarifa para estudantes
Servidores da Prefeitura de São Paulo serão autorizados a trabalhar em regime de home office
Serviços de Direitos Humanos funcionam mediante agendamento prévio
Spcine Play libera todo o conteúdo de graça por 30 dias
Câmara Técnica vai agilizar medidas contra o coronavírus
Coronavírus: Conheça as principais dicas de prevenção
Educação: Alunos participam de “Dia D” de prevenção ao coronavírus
Prefeitura de São Paulo declara situação de emergência com medidas para evitar disseminação do coronavírus
Prefeitura de São Paulo anuncia novas medidas para evitar a proliferação do Covid-19 e garantir atendimento médico
Educação: Alunos participam de “Dia D” de prevenção ao coronavírus
Influenza ou coronavírus? Saiba as diferenças
Coronavírus: Quando devo procurar uma unidade de saúde?
Coronavírus: Confira as dúvidas mais frequentes e quando procurar ajuda
Prefeitura de SP suspende eventos públicos e promove interrupção gradual das aulas
Coronavírus: Prefeitura disponibiliza informações e orientações técnicas
Coronavírus: Prefeitura de São Paulo apoia ações do Governo do Estado