Quinta-feira, 26 de Março de 2020 | Horário: 12:17

Coronavírus: Confira as principais recomendações para prevenir tuberculose

Esforços visam impedir que pessoas infectadas com tuberculose desenvolvam a doença, graças à administração de tratamento preventivo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou na última terça-feira (24) novas orientações que ajudarão a acelerar os esforços dos países para impedir que pessoas infectadas com tuberculose desenvolvam a doença, graças à administração de tratamento preventivo.

Estima-se que um quarto da população mundial esteja infectada com o bacilo da tuberculose. Essas pessoas não estão doentes ou contagiosas; no entanto, correm um risco maior de desenvolver a tuberculose, especialmente aquelas que têm um sistema imunológico enfraquecido. Oferecer-lhes tratamento preventivo contra a tuberculose não apenas serve para protegê-los da doença, mas também reduz o risco de transmissão comunitária.

No marco do Dia Mundial da Tuberculose (24 de março), a OMS ressalta que esta continua sendo a doença infecciosa mais mortal do mundo. Só em 2018, 10 milhões de pessoas adoeceram com tuberculose em todo o mundo e 1,5 milhão de pessoas perderam a vida por esta doença.

"A COVID-19 está demonstrando como pessoas com doenças pulmonares e sistemas imunológicos debilitados podem ser vulneráveis", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “O mundo está comprometido em acabar com a tuberculose até 2030; melhorar a prevenção é a chave para fazer isso acontecer. Milhões de pessoas precisam receber tratamento preventivo contra a tuberculose para deter o aparecimento da doença, prevenir o sofrimento e salvar vidas".

Tedros destacou ainda a importância de dar continuidade aos esforços relacionados a problemas de saúde de longa data, como a TB, durante surtos mundiais como o causado pelo novo coronavírus. Ao mesmo tempo, os programas existentes para combater a tuberculose e outras doenças infecciosas importantes podem ser aproveitados para melhorar a eficácia e a velocidade da resposta à covid-19.

A tuberculose continua sendo a principal causa de morte entre as pessoas vivendo com HIV. Por isso, seu tratamento preventivo trabalha em sinergia com a terapia antirretroviral para prevenir a doença e salvar vidas. Governos, serviços de saúde, parceiros, doadores e sociedade civil devem redobrar seus esforços para aumentar o acesso ao tratamento preventivo da tuberculose.

Cidade de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo trabalha para assegurar que os pacientes diagnosticados com a tuberculose completem o ciclo de combate à doença, que dura no mínimo seis meses. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adota as estratégias recomendadas pela OMS. O processo é supervisionado por profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que além dos cuidados realizam ações de prevenção e orientação aos munícipes.

Quem abandona os cuidados fica sujeito ao retorno da doença e pode ver a eficácia dos remédios reduzida. Para a SMS, a diminuição do abandono deve-se também à ampliação da rede que faz o acompanhamento dos pacientes.

Sobre a Tuberculose
É uma doença contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis (Bacilo de Koch). Este Bacilo tem preferência pelo pulmão e pode levar o indivíduo a uma doença muito grave, se ele não se tratar. Os sintomas são tosse e escarro por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil, febre baixa e geralmente no fim da tarde.

O doente com tuberculose pulmonar contamina o ar através dos bacilos lançados pela tosse, que podem ser aspirados por outras pessoas. Têm maior risco de adoecer:

• Pessoas que vivem com doente de tuberculose pulmonar, especialmente se este doente estiver sem tratamento. O risco aumenta quando o doente mora em lugares fechados, pouco ventilados e ensolarados;
  • Pessoas que vivem em condições de alimentação e saúde precárias.

Atenção: Pessoas que têm tosse por três semanas ou mais, devem procurar imediatamente uma Unidade de Saúde. Pode ser tuberculose!