Segunda-feira, 23 de Março de 2020 | Horário: 16:43

Coronavírus: Prefeitura investe R$ 1,1 bilhão na área da saúde

Recursos serão destinados às ações de combate ao Covid-19. Administração municipal adquire mais 100 mil testes para detectar a doença.

A cidade de São Paulo está empenhada para combater o Covid-19, também conhecido como coronavírus. Nesta segunda-feira (23), o prefeito Bruno Covas e o governador João Doria anunciaram novas ações de combate e prevenção à doença.

Covas voltou a ressaltar a importância de as pessoas respeitarem o período de quarentena em suas casas.

“A todo momento, novas medidas poderão ser tomadas, conforme o comportamento da doença, que acaba orientando o poder público. Quanto mais as pessoas colaborarem e participarem, menos medidas restritivas são necessárias.Cada vez que há mais medidas restritivas, todo mundo sai perdendo. Perde o poder público, perde a economia, perde as pessoas. Mas o mais importante é a vida, e isso que iremos preservar”, destacou Covas

Confira abaixo as novas medidas anunciadas pela Prefeitura de São Paulo:

Aquisição de 100 mil testes
Após a realização de quase 15 mil testes para coronavírus nos equipamentos municipais da capital, a Prefeitura de São Paulo adquiriu mais 100 mil unidades, que devem chegar nos próximos dez dias. O objetivo é  atender todos os pacientes com suspeita da doença, internados em Hospitais Públicos Municipais, além de atender os profissionais de saúde que apresentarem sintomas.

Aplicativo 99 Táxi
A Prefeitura de São Paulo recebeu a doação de 60 mil viagens, feita pela empresa 99 Táxi. A medida irá beneficiar profissionais da área da saúde para se deslocarem das suas casas ao trabalho. O prefeito Bruno Covas também ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

Aportes financeiros
A cidade de São Paulo investiu R$ 1,1 bilhão na área da Saúde. A iniciativa teve como objetivo adquirir novos insumos, equipamentos e leitos para o combate ao Covid-19.

Projetos de Lei
Ainda nesta segunda-feira (23), o prefeito enviará a Câmara Municipal dois Projetos de Lei: o primeiro para desvincular todos os fundos municipais, permitindo que a capital utilize recursos que estão parados no combate ao coronavírus.

O segundo projeto visa permitir que a administração pública municipal renegocie todos os contratos com empresas terceirizadas para que haja uma continuidade nos pagamentos, mesmo se o serviço não estiver sendo prestado. A ação tem o objetivo garantir o emprego aos funcionários que hoje prestam serviços a Prefeitura, e assim evitar o desemprego. Os textos foram elaborados em conjunto com o Tribunal de Contas do Município (TCM).

Parcerias com o Governo Estadual
O governador João Doria, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, também anunciou a distribuição de 1.200 caixas d’água aos moradores de Paraisópolis.

“Estamos adotando novas medidas a cada dia. A medida de hoje pode não ser a de amanhã. Poderemos endurecer (as regras), se for necessário. A cada dia, nós, gradualmente, aumentamos o controle e as condições para que as pessoas fiquem em casa, criem novos hábitos, convivam, dialoguem com suas famílias, façam jogos, assistam televisão”, disse Doria.