Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2020

Coronavírus: como as pessoas com deficiência podem se proteger

Cadeiras de rodas, muletas, bengalas, andadores, órteses e próteses devem ser higienizados com água e sabão, álcool 70% ou solução de água sanitária

Durante a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), reuniu informações imprescindíveis com o objetivo de alertar a sociedade na prevenção da covid-19.

As pessoas com deficiência, além dos cuidados em geral, precisam ficar atentas a higienização de suas órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Veja as dicas:

Órteses

Devem ser lavadas pelo menos uma vez ao dia, ou sempre que sair à rua, tiver contato com outras pessoas ou com objetos que vieram da rua e não foram higienizados e também sempre que ficar suada.

Se possível, retirar os velcros da órtese e lavar separadamente.

Como fazer a limpeza:

− Molhar a órtese;

− Utilize sabão neutro, espalhando por toda a órtese (lembre-se de não deixar nenhum espaço sem aplicar sabão);

− Esfregue a órtese no mínimo 30 segundos;

− Retire todo o sabão, lavando a órtese com água corrente;

− Seque sua órtese com uma toalha seca e limpa;

Importante: Nas órteses de termoplástico, confeccionadas pelo seu terapeuta ocupacional, NÃO USE álcool ou água quente para limpeza. Para a secagem, NÃO DEIXE no sol ou em lugares com temperaturas quentes.

− As partes de tecido, aquelas que podem ser retiradas, devem ser lavadas à mão ou na máquina;

− Nas partes que não podem ser retiradas da cadeira, deve-se utilizar um pano umedecido com uma mistura de água e água sanitária (colocar 2 colheres de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água);

− No assento é importante retirar a capa da espuma para evitar que o interior molhe e se deforme;

− Lavá-la uma vez por semana com água e sabão. No dia a dia, limpar com mistura de água e água sanitária (a cada 2 colheres de água sanitária, coloque 1 litro de água).

Cadeiras de rodas

Nas partes de metal ou plástico, deve-se passar um pano úmido com álcool 70% ou com solução de água e água sanitária (2 colheres de água sanitária para cada litro de água). Comece sempre das partes mais limpas para as partes mais sujas, nessa ordem:

- Apoio de braço

- Freios

- Manopla

- Apoio de pé

- Aros de propulsão

- As rodas devem ser lavadas com água e sabão. Se não for possível lavar, limpe com a solução de água e água sanitária (2 colheres de água sanitária para cada litro de água).

Muletas, bengalas e andadores

− Limpar a superfície metálica com uma toalha ou papel descartável e álcool 70% líquido. O movimento deve ser do local menos sujo para o mais sujo;

− Limpar a superfície plástica com água e água sanitária (colocar 2 colheres de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água).

Importante:

− Sempre fazer a lavagem completa das mãos antes e depois da limpeza dos dispositivos;

− Se possível, realizar o ato de higienização antes de entrar em casa;

− É necessário fazer a higienização dos dispositivos pelo menos uma vez ao dia e SEMPRE que voltar da rua;

− Algumas pessoas podem ser sensíveis à produtos muito fortes e por isso cuidado com o uso de água sanitária e/ou álcool. Se ela for alérgica, usar somente água e sabão neutro.