Segunda-feira, 18 de Maio de 2020

Coronavírus: alunos da rede municipal terão apoio psicológico a distância

Por meio de um site criado pela Prefeitura em parceria com Instituto Liberta, estudantes poderão interagir e contar um pouco como estão enfrentando o período de pandemia

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação e em parceria com o Instituto Liberta, criou um site para atender estudantes adolescentes que queiram dividir suas vivências no período da pandemia, http://naapa.com.br/Além do bate-papo coletivo com troca de ideias e informações entre os jovens, haverá atendimento personalizado prestado pelos educadores que atuam no Núcleo de Apoio e Acompanhamento (veja abaixo),  entre às 9h e 19h, de segunda a sexta-feira.

O portal possui linguagem descontraída que valoriza as vozes e as culturas produzidas nas periferias da cidade de São Paulo. A proposta surgiu após ser verificado aumento na solicitação de atendimento por crianças e adolescentes em busca de apoio para passar por esse período de distanciamento social.

É importante ressaltar que a ferramenta não será um espaço para a realização de atendimento clínico ou psicoterapêutico, mas de diálogo mediado por psicólogos e psicopedagogos. Casos considerados mais graves poderão ser encaminhados para a área da Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar ou outros órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do adolescente.

A Secretaria Municipal de Educação também criou um portal que reúne informações das ações adotadas no período da pandemia de covid-19. O site pode ser acessado neste link.

Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem

O NAAPA é formado por um grupo de professores que são psicólogos e psicopedagogos que vieram de diferentes escolas da cidade. Cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) de São Paulo possuem uma equipe que prestam atendimento nas Escolas Municipais.

Instituto Liberta

O Instituto Liberta nasceu no final de 2016 do desejo de um filantropo, Elie Horn, que como membro do Giving Pledge assumiu o compromisso de doar parte do seu patrimônio pessoal para causas sociais e elegeu como grande missão combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. O Liberta tem como missão o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil em todas as suas formas.