Quinta-feira, 5 de Outubro de 2017 | Horário: 13:16

Cooperativas de catadores serão regularizadas

Expectativa com projeto é que taxa de reciclagem aumente

A proposta da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente apresentada à Fundação Banco do Brasil visa a regularização de 50 cooperativas de catadores da cidade que não recebem material reciclável da Prefeitura de São Paulo. O projeto é da Associação Nacional dos Catadores (ANCAT) e o valor do convênio de R$ 444.628,20. Serão atendidos 1.130 cooperados.

Atualmente, a Prefeitura possui, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), 41 cooperativas e associações de catadores cadastradas. Além do resíduo seco proveniente da coleta e da renda gerada pela comercialização do material reciclável, os benefícios a essas entidades contemplam a locação e a manutenção do local para triagem, equipamentos de segurança (EPI) e caminhão para a coleta seletiva.

Com a legalização dessas 50 cooperativas, a expectativa é que a taxa de reciclagem aumente – hoje está em torno de 300 toneladas/dia.

O objetivo do projeto é regularizar a situação jurídica das cooperativas, tornando-as aptas a receber da Prefeitura o material de coleta seletiva. Serão desenvolvidas ações de assessoria técnica para identificar a real situação legal de cada organização e a regularização das pendências existentes.